Accioly presta esclarecimentos à CPI da Guerra Fiscal

O empresário disse não saber origem de dinheiro depositado em sua conta
10/04/2008 17:35

Compartilhar:

Empresário Alexandre Accioly <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/CPI GUERRA FISC Alexandre Accioly Rocha MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI da Guerra Fiscal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/CPI GUERRA FISC  GERAL 06MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI da Guerra Fiscal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/CPI GUERRA FISC  MESA 040 MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alexandre Accioly e deputado Roberto Morais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/CPI GUERRA FISC Alexandre Accioly Rocha E Rob Morais  MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quinta-feira, 10/4, o empresário Alexandre Accioly prestou depoimento à CPI da Guerra Fiscal, presidida por Roberto Morais (PPS), sobre a venda de uma aeronave para a empresa Santa Cruz Industrial, Comercial, Agrícola e Pecuária Ltda, que está sendo investigada por suposto esquema de exportação fictícia de derivados de soja para obtenção de créditos fiscais.

Accioly esclareceu que comprou a aeronave para usar nos finais de semana com a família e durante a semana em sua empresa Accioly Táxi Aéreo LTDA. Ele desistiu do projeto e pôs a aeronave à venda. Cerca de um ano depois, negociou a venda com Adauto Kiyota e a compra foi feita pela empresa Santa Cruz.

O empresário esclareceu que o pagamento foi feito em três parcelas e por meio de transação bancária. A transferência do veículo só foi feita depois da quitação das parcelas e ele não sabe a origem do dinheiro depositado na sua conta corrente, mas disse que pedirá informações ao seu banco. "Você negociou com um pilantra", disse Vítor Sapienza (PPS) ao empresário.

Os deputados presentes à reunião, Bruno Covas (PSDB), Jorge Caruso (PMDB), Rita Passos (PV) e Vítor Sapienza (PPS), aprovaram a convocação de Christiano Muller Carioba Arndt, funcionário da empresa Axis e ex-funcionário da Máster Consultoria, de Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo, e de Fábio Meirelles, presidente da Federação Agrícola do Estado de São Paulo, para prestarem esclarecimentos à CPI, na próxima semana.

alesp