Parlamento Jovem paulista pode gerar similar no Brasil

Retrospectiva - Segundo Semestre 2004
03/01/2005 21:13

Compartilhar:

Parlamento Jovem Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/retro PJovem 2004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O bom êxito do Parlamento Jovem Paulista, que teve em novembro último sua sexta edição, na Assembléia Legislativa, pode estimular a criação de projetos nos mesmos moldes em todo o país. Proposta nesse sentido já foi apresentada na Câmara dos Deputados, em Brasília, pelo deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP).

A cada ano, o projeto pioneiro do Parlamento paulista é aberto aos estudantes do ensino fundamental e médio, alternadamente. O Parlamento Jovem enfatiza, entre os estudantes do Estado, a importância da educação, do saber e da vontade de cada um de participar da vida social e política do país.

Durante o ano, nas escolas públicas ou particulares do Estado, os jovens são incentivados a participar do evento, que culmina com a experiência de ocupar a tribuna do maior parlamento estadual do país. Por um dia, o plenário da Assembléia é aberto a 94 estudantes, que se tornam então deputados, assumindo os cargos eletivos dos deputados estaduais.

Os participantes têm de elaborar projetos de lei, que são classificados em partidos temáticos, como Educação, Agricultura, Juventude e Segurança, para que sejam votados em plenário. Além disso, os parlamentares jovens elegem a mesa diretora, nos mesmos moldes do estabelecido pelo Regimento da Casa.

A data festiva, programada sempre para o mês de novembro, é marcada pela diplomação, posse, juramento e eleição da Mesa formada pelo deputados jovens. A cerimônia cívica é aberta pelo presidente do Legislativo paulista, com a participação integral da Mesa Diretora e prestigiada pelos parlamentares paulistas. Ela acontece no plenário nobre do Parlamento, o Juscelino Kubitscheck. O evento é concorrido, pois, além da participação das famílias e da comunidade das respectivas escolas, conta com a presença de algumas autoridades do Estado.

Na edição de 2004 do Parlamento Jovem, quando transmitiu o cargo de presidente para o deputado jovem Guilherme de Salis, o presidente da Assembléia, Sidney Beraldo, destacou a importância do evento como exemplo de exercício da liberdade de expressão, da tolerância, do diálogo, da construção da cidadania e do estímulo à participação na vida política do Estado.

Seleção de projetos

A escolha dos 94 projetos selecionados para a sexta edição do Parlamento Jovem foi feita pela Comissão de Seleção que pontuou os trabalhos por cinco critérios: formato de projeto de lei, pertinência em relação ao tema do partido, originalidade, exeqüibilidade, e concisão e clareza.

Dos projetos inscritos neste ano, a maioria se concentrou no Partido da Educação. São 82 proposituras que versam sobre esse tema. O segundo maior partido é o da Natureza, com 59 projetos. Receberam destaque, também, as áreas dos Direitos Humanos, de Saúde, Cultura, Esportes, Segurança Pública, Agricultura, Emprego, Juventude, Defesa do Consumidor, e Habitação.

Oriundos de escolas de nível fundamental de todas as regiões do Estado de São Paulo, os 315 projetos inscritos somente foram enviados à Comissão de Seleção depois se serem numerados, de forma que não houvesse qualquer tipo de informação que suscitasse algum tipo de favorecimento, fosse ele pessoal, regional ou entre escolas públicas e particulares.

Os projetos selecionados foram apresentados por seus autores em sessão plenária na Assembléia, no dia 19 de novembro. Na véspera, os estudantes foram apresentados ao Parlamento paulista e esclareceram suas dúvidas quanto ao cumprimento do regimento interno especialmente elaborado para o evento. "É impressionante a capacidade de articulação desses jovens", afirmou Néli Bueno, uma das organizadoras do evento, ao lembrar que, em pouco mais de meia hora, 94 jovens que não se conheciam, se organizaram em chapas para concorrer à presidência do evento.

Segundo o Secretário Geral Parlamentar, Auro Augusto Caliman, o objetivo do Parlamento Jovem é estimular os estudantes dos ensinos fundamental e médio a discutir os principais problemas do Estado, despertando neles o exercício da cidadania. "Já houve até casos em que projetos do Parlamento Jovem ofereceram subsídios a moções elaboradas por deputados da Casa", afirmou, ao ressaltar a qualidade das propostas apresentadas.

Humildade e pluralismo em destaque

Auro Augusto Caliman, em palestra aos deputados da 6ª edição do Parlamento Jovem Paulista, descreveu aos jovens o processo de votação dos projetos, esclareceu dúvidas dos candidatos a presidente do Parlamento Jovem e explicou como funciona a eleição da Mesa Diretora, realizando uma simulação de votação.

Diante das manifestações dos jovens pretendentes à Presidência, a maioria solicitando votos aos companheiros, Caliman destacou a importância da humildade na vida política. "Não queiram apenas a presidência", alertou, "a Mesa é composta de três membros e todos têm seu papel".



Compromisso com o futuro

Em nome do presidente do Legislativo paulista, Sidney Beraldo, a deputada Célia Leão (PSDB), presidiu a cerimônia de encerramento da 6ª edição do evento. "Tenho certeza de que os momentos vividos neste Parlamento mudaram o modo de pensar de cada um de vocês", lembrou. "Costumo dizer que este local (a Assembléia) é sagrado, porque aqui defendemos e decidimos os anseios e as necessidades da população que, por meio do voto, escolheram seus representantes", declarou a deputada, que enfatizou a importância da educação, do saber e da vontade de cada um para participar da vida social e política do país.

Apostando nessa idéia, pediu aos jovens colegas que encaminhem às câmaras municipais de suas cidades projeto solicitando que experiência semelhante seja implantada nos legislativos locais. "Em Campinas, onde iniciei minha carreira política, temos o vereador mirim", informou Célia Leão.

Atentos às explicações da parlamentar, os 94 jovens deputados deixaram o Parlamento paulista com a certeza de que todo indivíduo tem a obrigação de lutar por um futuro melhor, independentemente de cor, raça, aparência física e nível social.

Célia Leão agradeceu o trabalho de cada funcionário, assessor, professor, pais e acompanhantes dos estudantes pelo sucesso de mais uma edição do PJ paulista e deu mais um conselho aos jovens deputados: "Não existe problema maior que a vida; e precisamos viver com dignidade, amor e compromisso".



Histórico

O Parlamento Jovem foi implantado na gestão do ex-presidente da Assembléia, deputado Vanderlei Macris (PSDB), fruto de projetos de lei de autoria dos parlamentares Célia Leão (PSDB) e ex-deputado Cesar Callegari (PSB), que sempre participa da cerimônia: "Este é um dos projetos que mais me dão satisfação, principalmente pelo ensinamento cívico", comentou.

alesp