Por meio do Portal da Assembléia, todo cidadão pode agora saber como e quanto gasta o Legislativo paulista com pessoal, com os deputados, com reformas ou com o funcionamento do processo legislativo.Trata-se de uma iniciativa da Mesa Diretora, que determinou que fossem feitos estudos para a reorganização do layout e do conteúdo do menu institucional Administração. A inserção dessas informações no Portal faz parte também das diretrizes indicadas no 3º Seminário de Capacitação do Portal, realizado em novembro de 2005. A inclusão do relatório da execução orçamentária é uma das mais importantes novidades nessa área.Os dados da execução orçamentária referentes ao ano passado já estão disponíveis na internet, apresentados em três relatórios trimestrais e um consolidado anual. Os números de 2007 serão divulgados com a mesma periodicidade.Além da execução orçamentária, também estão disponíveis no Portal os contratos e convênios que a Assembléia celebra. Um link com o Sistema de Contratos da Divisão de Materiais e Patrimônio permite o acesso aos extratos dos termos desses contratos e convênios.A elaboração desses produtos está sob a responsabilidade do Departamento de Finanças. Seu diretor, Aparecido Manoel Pereira dos Santos, chama a atenção para o fato de que, além de dar transparência aos atos do Poder Legislativo, o conhecimento desses dados pode contribuir para a melhoria da administração pública. E explica o porquê: "Em várias ocasiões, a análise do relatório da execução orçamentária motivou importantes decisões da Mesa Diretora. Garantindo publicidade ao relatório, acredito que poderemos colher outros frutos".O relatório da execução orçamentária está dividido em duas partes. A primeira apresenta a conjuntura econômica, nacional e estadual: índices de preços ao consumidor, de atividades econômicas, o cenário da estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e ainda o acompanhamento da arrecadação do ICMS pelo governo paulista, que é a principal fonte de recursos do Estado. A segunda parte trata da execução orçamentária propriamente dita, e demonstra como, quanto e de que forma estão sendo gastos os recursos da Assembléia. Há também comparações com exercícios anteriores e com os demais órgãos do Estado.Apresentação didáticaAparecido Manoel avalia que, além da divulgação de informações sobre os gastos da Assembléia, é preciso apresentá-las de forma a garantir que qualquer cidadão possa entendê-las e utilizá-las. "Procuramos apresentar um material com formato didático, utilizando gráficos e tabelas. Também usamos uma linguagem simples, explicando, por exemplo, o que são despesas correntes. Assim, as informações ficaram acessíveis mesmo para os leigos em assuntos administrativos", diz o diretor. Ele ressalta que essa é uma preocupação constante da equipe responsável pelo trabalho, formada por ele próprio e pelos assessores Carlos Antonio Barbosa de Andrade e Maria Izabel Amorim de Almeida " para a elaboração e atualização do relatório de execução orçamentária ", além do diretor da divisão de Materiais e Patrimônio, Willian Spíndola " para os contratos e convênios.Outra ferramenta à disposição dos internautas é o dfresponde, ao qual se pode recorrer para obter outras informações, todas as vezes que persistirem dúvidas.