São Caetano do Sul comprova os benefícios do esporte, diz parlamentar

Simpósio Capacitação em Gestão Esportiva
30/11/2005 18:58

Compartilhar:

Deputado Marquinho Tortorello<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Simpesp2 tortorelo beto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A importância da Medicina Esportiva

O deputado Marquinho Tortorello (PPS) proferiu palestra no Simpósio Capacitação em Gestão Esportiva, coordenado pelo ILP. Ele discorreu sobre o Projeto de Esporte e Lazer implantado em São Caetano do Sul, em 1989, com sucesso "além das melhores expectativas", segundo ele. Disse que, após tantas experiências bem sucedidas, o esporte deve ser o segmento mais importante de uma administração.

Segundo o deputado, em São Caetano do Sul, o falecido prefeito Luiz Tortorello incrementou o desenvolvimento da área educacional, preparando as escolas do ensino médio e fundamental, com laboratórios de química, física, informática e educação física. Por meio de parcerias com o comércio e indústria, o atendimento às crianças é feito em período integral. Pela manhã, cursos regulares, e após o almoço, esporte com acompanhamento de professores treinados para apoiar e afastar os jovens das drogas químicas, do álcool e do tabagismo.

"O professor de Educação Física, dentro deste contexto, é considerado como o maior remédio contra as drogas. Ele é um técnico, um líder capaz de aglutinar os alunos, para juntos desvendarem e perseguirem horizontes de uma vida melhor." Tortorello mencionou as famosas escolas de base, que ensinam todas as modalidades esportivas, contam com atletas de primeira linha no seu corpo docente, o que explica a estatística de que dos 160 mil habitantes, 50 mil freqüentam as escolas de base.

O município de São Caetano destina 5% de sua arrecadação para o esporte. Com a maior renda per capita do país, conseguiu economia de 2,3% nos gastos com a saúde e de 1,7% na segurança. Na última Olimpíada, dos 279 representantes brasileiros, 79 eram de São Caetano. E destes, 58 eram formados pelas escolas de base esportiva. Em 2003/4, a ONU indicou São Caetano do Sul como a primeira cidade brasileira e terceira no mundo em qualidade de vida. Todos esses índices, afirmou Tortorello, "são comprovações de que a prioridade para o esporte, por uma administração, é a certeza de desenvolvimento com qualidade de vida".

O médico do Centro de Práticas esportivas da USP e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, Héldio Fortunato Gaspar de Freitas, especialista em medicina esportiva, falou sobre a importância de sua categoria profissional para o perfeito desenvolvimento de um atleta. O desconhecimento de seu trabalho pode gerar conseqüências irreversíveis nas crianças. De acordo com Héldio, "as mães costumam levar as crianças ao médico para a puericultura e, depois, na fase de 10 anos, somente se a criança estiver doente. Isso não é correto, nesta fase a criança precisa do acompanhamento profissional para ajudá-la a explorar todo o seu potencial físico de forma acertada e sem riscos a saúde", ponderou.

Um vídeo elaborado pelo Centro de Práticas Esportivas da USP mostrou como as medidas de prevenção às infecções são importantes e simples de serem adotadas. "Com muito bom humor, tal qual uma história em gibis, caricaturas demonstram as práticas comuns de prevenção às doenças esportivas", disse Héldio.

alesp