Uma curiosidade no Espaço V Centenário: as esculturas de papel de Angela dos Santos

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
18/08/2006 16:27

Compartilhar:

Angela dos Santos e as esculturas de papel <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Angela dos Santos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/obra angela.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Será inaugurada nesta segunda-feira, dia 21/8, às 17h, no Espaço Cultural V Centenário da Assembléia Legislativa, a exposição "Arte do Papel", da designer Angela dos Santos. A mostra deverá permanecer aberta à visitação até o dia 2/9.



Ítalo-brasileira de origem vêneta, Angela dos Santos nasceu em São Paulo, em 1965. Desde criança sempre esteve envolvida com as artes, influenciada pelo tio italiano, que confeccionava objetos de decoração e bijuterias de metal. Formou-se técnica em publicidade e, nos anos 80, mudou-se para Milão, Itália, para estudar propaganda e marketing no Istituto Europeo di Design.

Paralelamente organizava eventos culturais. Foi quando teve a oportunidade de conhecer a arquiteta Caterina Crepax (filha do famoso cartunista Guido Crepax) durante o Salone del Mobile a Milano, nascendo daí uma grande amizade e parceria que dura até hoje. Juntas, desenvolveram estudos e projetos tendo como matéria-prima o papel. Criaram e confeccionaram o figurino de peças teatrais de Chekhov e Shakespeare encenadas pela Scuola di Recitazione di Maria Stefanache.

As criações chamaram a atenção de Lijuba Popova, diretora da Nuova Accademia di Belle Arti di Milano (Naba), que as convidou para integrar um projeto daquela instituição. Em 2002, Angela foi convidada por Paulo Borges para confeccionar réplicas de vestidos de estilistas brasileiros juntamente com Caterina. A partir daí, realizaram, com grande sucesso, as seguintes exposições: "Paper Fashion", no prédio da Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, e "Sogni Vestiti di Carta", no empório Lisa Corti, em Florença, Itália.



Angela participou das mostras de design no Mube (Museu Brasileiro da Escultura), no Senac-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo), na Paper Fashion/2002 e na OffGift/2004. A partir desse evento, criou vestidos miniaturas, painéis, luminárias e porta-retratos para lojas de design e objetos de decoração de várias cidades, como Porto Alegre, Belém, Rio de Janeiro, Vitória, Brasília e Goiânia. Participou ainda da Micromostra Numerata/2004, em São Paulo, com miniaturas e luminárias de papel; da Mostra Acqua Studio-SP, em 2005; e da Mostra do Clube Fazenda Ribeirão, em Holambra, SP, em março de 2006.

Ministrou cursos de "moulage em papel" no Senac-SP, e de luminárias em papel para os internos da Febem, em São Paulo. Seu trabalho é bastante requisitado por grandes estilistas, como Alba Noschese, Cecília Echenique, Andréia Britto e Rose Benedetti, e por casas tradicionais, como a Fortaleza e a Acqua.

Atualmente vive em Holambra, cidade conhecida como a "Capital das Flores", no interior de São Paulo.

alesp