Solenidade homenageia os 60 anos do nascimento de David Capistrano Filho


07/07/2008 20:52

Compartilhar:

Maria Augusta Capistrano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Capistrano-maria augusta capistrano.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene pelos 60 anos do nascimento de David Capistrano Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Capistrano-ROB_1124.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Grupo Teatral União e Olho Vivo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/CapistranoROB_1117.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Haidee Capistrano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Capistrano-haidee capistrano.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa da Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia Legislativa e dos deputados do PT Adriano Diogo, Donisete Braga, Maria Lucia Prandi, Rui Falcão e Roberto Felício, foi realizada nesta segunda-feira, 7/7, ato solene pelos 60 anos do nascimento de David Capistrano Filho, "médico, comunista e socialista", nas palavras do presidente do ato, Adriano Diogo.

David Capistrano da Costa Filho foi líder estudantil em Pernambuco, onde nasceu em 7/7/48. Estudou medicina na UFRJ, no Rio de Janeiro, para onde se mudou logo após ser solto da prisão que cumpriu por sua atividade política durante a ditadura. Começou sua carreira como pediatra, mas logo se dedicou à organização da saúde pública. Foi secretário de Saúde em Bauru e Santos, e prefeito de Santos. Destacou-se nacionalmente pela sua maneira de pensar a saúde como "uma dívida com os desassistidos". Sua importância na saúde pública se dá principalmente pela sua participação na criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Preocupado com a humanização da assistência, criou a primeira Casa de Parto e apoiou a reforma psiquiátrica brasileira após as denúncias de maus tratos nos hospitais psiquiátricos, então as principais instituições de tratamento dos portadores de transtornos mentais. Capistrano morreu em 10/11/2000 por falência múltipla de órgãos, após uma cirurgia de transplante de fígado.

Compuseram a mesa do evento os deputados Adriano Diogo, Rui Falcão e Maria Lúcia Prandi, a mãe e a viúva de Capistrano, Maria Augusta e Haydê Benetti de Paula.

alesp