Campanha para doação de medula óssea


17/03/2008 10:37

Compartilhar:

Cesar Venâncio, da Ordem Demollay, e Naima Khatib, do Hospital de Câncer de Barretos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/Medual cesar venancio e naima khatib.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Hospital de Câncer de Barretos promoveu nesta segunda-feira, 17/3, na Assembléia Legislativa, com o apoio da Ordem DeMolay, uma campanha para doação de medula óssea. Uma equipe do hospital fez a coleta de sangue de pessoas interessadas em integrar o Registro de Doadores de Medula (Redome). Neste cadastro, ficam anotados aqueles que se propõem a doar a medula sempre que houver um paciente necessitando de transplante e não se tenha encontrado doador compatível na família.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 55 anos e estar em boas condições de saúde. Também foi preenchido um cadastro com dados completos e endereço do doador. A pequena quantidade de sangue coletada (10 ml) será utilizada na realização do teste que identificará a tipagem genética chamada HLA. Os dados, juntamente com o resultado do exame de HLA, serão encaminhados ao Redome, no Rio de Janeiro.

A Ordem DeMolay, organização de jovens ligada à maçonaria, iniciou essa campanha em abril de 2007, com o apoio do deputado Bruno Covas (PSDB). Nesse período, conseguiu diminuir de 1 milhão para 950 mil a chance de encontrar um doador compatível. Segundo o secretário da organização, César Venâncio, a Ordem já bateu quatro vezes o recorde mundial diário de doações. "Em Santos, conseguimos 8 mil doadores em um dia", conta. A expectativa de Venâncio para hoje é que entre 5 e 6 mil pessoas doem sangue e passem a integrar o cadastro de doadores de medula.

César Venâncio, da Ordem DeMolay, e Naima Khatib, do Hospital de Câncer de Barretos

alesp