Morre o deputado Palmiro Mennucci


14/04/2009 16:11

Compartilhar:

Palmiro Mennucci<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/Palmiromenuch2i.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Faleceu no último domingo, 12/4, no hospital Oswaldo Cruz, nesta capital, o professor e ex-deputado estadual Palmiro Mennucci. O corpo de Mennucci foi velado na sede do Centro do Professorado Paulista (CPP), no bairro da Liberdade, em São Paulo, e sepultado no início da tarde desta segunda-feira, 13/4, no cemitério Chora Menino, na capital paulista.

Viúvo do primeiro casamento, o ex-deputado era casado pela segunda vez com Jacy de Biagi Mennucci. Deixou três filhos, cinco netos e dois bisnetos.



De mensageiro a presidente do CPP



Palmiro Mennucci nasceu na cidade de São Paulo, em 18 de maio de 1927, filho de Vasco Mennucci e Izabel Mennucci. Fez seus primeiros estudos no Grupo Escolar Afrânio Peixoto, o ginásio e o curso técnico em Contabilidade no Colégio Prudente de Moraes, entre 1943 e 1949, e posteriormente se formou no curso Normal.

Ainda garoto, em 1943, ingressou no Centro do Professorado Paulista, como mensageiro, tendo sido promovido na entidade a 3.º procurador, chefe de seção, em 1953, e diretor do Departamento Econômico, entre 1954 e 1963. Naquele ano passou a exercer o cargo de diretor-geral administrativo. Em outubro de 1997, foi eleito por unanimidade presidente do CPP, em substituição ao professor Sólon Borges dos Reis.

Nos 66 anos que passou dentro do CPP, em diversas funções, dedicou-se sempre à causa do ensino público e aos professores paulistas. Graças ao seu talento como administrador, foi o responsável pela construção de diversas sedes da instituição nas cidades do interior do Estado. Em 1993, exerceu o cargo de chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, na gestão de Sólon Borges dos Reis. Sempre dedicado ao ensino, nunca parou de estudar e, em 1995, formou-se em Pedagogia, com a especialização em pré-escola e em 1ª a 4ª série, pela Faculdade São Luiz, da cidade de Jaboticabal.



Vida pública



O professor entrou para a política quando concorreu nas eleições de 6 de outubro de 2002 ao cargo de deputado estadual pelo Partido Popular Socialista " PPS, obtendo a primeira suplência, com 52.187 votos. Assumiu sua cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na 15.ª Legislatura, (2003/2007), em 4 de janeiro de 2005, quando da licença do deputado Marquinho Tortorello, que se afastou para exercer o cargo de secretário de Esportes da Prefeitura do Município de São Paulo.

Deixou a Assembleia Legislativa poucos meses depois, quando reassumiu o titular, mas em 20 de fevereiro de 2006 retornou ao Palácio 9 de Julho como deputado efetivo, em decorrência da saída do deputado Vitor Sapienza.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, foi membro efetivo da Comissão de Educação, e da Comissão de Economia e Planejamento, e substituto da Comissão de Legislação Participativa e da Comissão de Finanças e Orçamento.

No pleito de 1.º de outubro de 2006, concorreu mais uma vez a uma cadeira de deputado estadual, pelo PPS, obtendo a 1.ª suplência, com 54.721 votos. Deixou a Assembleia Legislativa em 15 de março de 2007, dedicando-se exclusivamente à defesa do magistério paulista como presidente do CPP, cargo que exerceu até seu falecimento. Era membro da Academia Paulista de Educação e cidadão honorário de diversas cidades paulistas. Participou de vários seminários, conferências e congressos voltados à Educação. Foi autor do livro "Centro do Professorado Paulista " Um pouco da história de uma grande entidade", editado pela Vox " Editora Ltda, em 2004.

Em setembro de 2000, foi homenageado na cidade italiana de Lucca, terra de seus antepassados, quando recebeu em sessão solene uma medalha de ouro e diploma, concedidos pela Câmara de Comércio de Lucca e pela Associação Luchesi Nel Mondo por sua atuação em defesa do ensino.

alesp