Debate sobre engenharia brasileira


23/11/2009 19:02

Compartilhar:

Roberto Massafera e Aluízio de Barros Fagundes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/MASSAFERADEBATE3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Roberto Massafera (PSDB) presidiu, na semana passada, um debate sobre os desafios e avanços da engenharia brasileira com a presença do presidente do Instituto de Engenharia (IE) de São Paulo, Aluízio de Barros Fagundes. O debate foi transmitido pela TV Assembleia. Uma das questões levantadas pelo deputado foi sobre o potencial econômico da reserva de petróleo do pré-sal. Massafera sustenta que as alternativas energéticas de menor impacto ambiental em desenvolvimento no mundo devem enfraquecer o interesse pela exploração de combustíveis fósseis não renováveis.

Fagundes argumentou que os processos evolutivos na economia caminham neste sentido. "A idade da pedra não deu lugar à idade dos metais porque as pedras acabaram", considerou o engenheiro. "O carro elétrico vai chegar para ficar", previu.

Massafera também questionou o presidente do IE sobre as causas do apagão que deixou boa parte do país no escuro. Para Fagundes, o evento é um reflexo do que vem acontecendo com a engenharia nacional. "Isso é gravíssimo. Estamos vivendo um verdadeiro apagão na engenharia".

Sobre o acidente com a ponte em construção no Rodoanel de São Paulo, Fagundes atribuiu a responsabilidade aos construtores. "Houve grande falha de engenharia, pois deveriam ter sido colocadas cinco vigas na obra e apenas quatro foram utilizadas. O engenheiro deve ter a responsabilidade direta e responder por suas decisões".



rmassafera@al.sp.gov.br

alesp