Testes com novo modelo de pedágio começam em 2012


17/08/2011 16:20

Compartilhar:

Diretora da Artesp, Karla Trindade, e Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/CHEDIDPEDAGIO.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Edmir Chedid (DEM) defendeu iniciativa da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transportes) de anunciar para janeiro de 2012 os testes do projeto piloto de pedágio eletrônico no Estado de São Paulo. O parlamentar informou que o modelo proposto entrará em teste em algumas praças de pedágio do interior, que serão definidas e anunciadas até novembro.

Segundo o parlamentar, o modelo é idêntico ao implantado nos Estados Unidos e, em São Paulo, deverá ter baixo custo. "A finalidade é fazer com que o motorista não pague nada pela instalação do equipamento, que atualmente possui valor bastante elevado aqui no Brasil", comentou.

Além disso, Edmir Chedid explicou que, em breve, também haverá condições de se implantar uma tarifa de pedágio por trecho percorrido, refletindo a necessidade do usuário. "O modelo foi apresentado pela Artesp e faz parte das discussões de um grupo de estudos criado pela Secretaria Estadual de Logística e Transportes com a intenção de propor alternativas à cobrança de pedágios", disse.

O governo do Estado avalia, ainda, viabilizar modalidades diferenciadas de pagamento de pedágio, como, por exemplo, o pedágio pré-pago, cartão de crédito ou débito. "Para a utilização dessas tecnologias será necessário alterar uma resolução do Poder Executivo de 1997, que estabeleceu a adoção dos atuais equipamentos."



echedid@al.sp.gov.br

alesp