Quando a internet é arma perigosa

OPINIÃO - Afanasio Jazadji*
27/12/2002 14:03

Compartilhar:


A internet, uma das maiores conquistas da tecnologia em todos os tempos, causou uma verdadeira revolução nas comunicações do mundo. Hoje em dia, quase nada se faz sem a preciosa ajuda de um computador que, conectado à web, apresenta informações com incrível rapidez. No entanto, a internet também pode ser usada como arma perigosa. É o que ocorre entre crianças e jovens de todas as regiões do Brasil, assustando seus pais.

Em cidades como São Paulo, Campinas, Santos, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Jundiaí, Piracicaba, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, Limeira, Americana, Araraquara e Taubaté, esse problema passou a ser assunto para educadores e até para a polícia. Adolescentes de 11 a 14 anos estão criando sites ou blogs na internet para agredir, coagir e denegrir a imagem de colegas de colégio. A violência, em muitos casos, sai das aulas de informática e toma a forma de agressões físicas, dentro e fora de escolas, principalmente as escolas particulares, de alto poder aquisitivo.

Recentemente, um aluno de um colégio de São Paulo foi alvo de chacota num blog. Convém saber que blog é uma espécie de diário pessoal ou de grupo, que pode ser facilmente criado na internet e acessado pelos internautas. Esse garoto tornou-se vítima de uma intriga: o blog insinuava que ele é homossexual. Como não poderia deixar ser, o menino ficou arrasado e contou para seus pais, que decidiram interferir: exigiram da escola que o blog fosse retirado do ar e que seu autor, mais tarde identificado, sofresse punição. Chegou-se ao culpado: um garoto de 12 anos, que acabou sendo suspenso.

Existem na internet determinados sites e blogs com linguagem capaz de chocar até mesmo as pessoas mais tolerantes. É uma pena que um instrumento criado para beneficiar o homem, como a internet, seja usada para o mal. O advogado Carlos Alberto Lima de Almeida, do Sindicato de Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro, afirma que uma escola é juridicamente responsável apenas pelo que ocorre em seu interior. Segundo ele, o único caminho para enfrentar a agressividade dos jovens é resgatar a participação da família na formação dos filhos, em vez de empurrar tudo para as escolas.

Na verdade, a internet é algo muito novo e, com isso, os cidadãos ainda são pegos de surpresa diante do uso indevido desse recurso tecnológico. Entretanto, não se pode negar que cabe aos pais exercer uma vigilância maior sobre o que seus filhos fazem em casa, quando estão diante de um microcomputador. Existem os sites pornográficos do Brasil e de outros países, tão acessados por inúmeros jovens e crianças. Além disso, tem sido crescente o número de blogs agressivos, criados por jovens sob qualquer pretexto.

Em agosto, uma estudante de jornalismo do Rio decidiu fazer um curso em São Paulo e escreveu em seu diário, tipo blog, inúmeras frases agressivas, de preconceito contra os paulistas. Alguns de seus colegas descobriram o blog na internet e cobram dela uma posição: a moça reconheceu que havia sido leviana e preconceituosa, mesmo porque já estava descobrindo que os paulistas não eram os monstros por ela inicialmente imaginados. Tudo está ligado a algo chamado responsabilidade: antes de a internet surgir, não se imaginava que uma criança pudesse enviar mensagens pelo mundo. Agora, pode. E como!

* Afanasio Jazadji é radialista, advogado e deputado estadual pelo PFL

alesp