Crescimento da agricultura paulista é discutido na Comissão de Agricultura


17/11/2010 20:30

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/ComAgricPecMAC06.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Agricultura e Pecuária na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/ComAgricPecMAC11.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João de Almeida Sampaio Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/ComAgricPecJoaodeAlmeidaSampaioFilho01.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário João de Almeida Sampaio apresentou dados sobre o setor



Nesta quarta-feira, 17/11, a Comissão de Agricultura e Pecuária recebeu o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho, para falar sobre as atividades de sua pasta. "Apesar de seu parque industrial, São Paulo é o maior estado agrícola do Brasil, baseado principalmente na cana-de-açúcar", disse Sampaio, que ressaltou que, em 2010, alguns produtos obtiveram bons preços no mercado, caso da cana, laranja e pecuária.

O orçamento apresentado para 2011 para a secretaria teve queda, sendo que áreas importantes tiveram suas verbas congeladas. Mas o secretário disse contar com suplementações ao longo do ano. As diversas categorias funcionais receberam reajustes nos últimos quatro anos, e Sampaio Filho disse que está em análise o envio de um projeto sobre a remuneração de pesquisadores e assistentes agropecuários.

Em relação à infraestrutura, o secretário disse que no Programa Melhor Caminho, nos últimos quatro anos, foram aplicados R$ 90 milhões, que foram usados para perenizar 4.500 km de estradas em quase todos os municípios paulistas.

O Programa Microbacias 2, que receberá empréstimo do Banco Mundial de US$ 130 milhões, irá facilitar às mais de 450 associações de produtores rurais o acesso ao mercado, garantindo a produção e a geração de emprego e renda. O lançamento deste programa, com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) se dará, com presença do governador, em Campinas, no próximo dia 23/11.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária teve bom resultado no controle de doenças, principalmente na pecuária. Segundo Sampaio Filho, São Paulo foi o pioneiro mundial no lançamento de um seguro para permitir que os citricultores com até 20 mil pés possam erradicar as plantas para prevenção do greening e do cancro cítrico.

Davi Zaia (PPS) expressou satisfação com a formação da Concecitrus. O acordo foi firmado, em julho de 2010, entre a Secretaria da Agricultura e representantes do setor agrícola, e irá estabelecer políticas e diretrizes e arbitrar o preço da laranja.

Secretaria da Agricultura tem importantes programas no Estado

Na área de segurança alimentar, Sampaio Filho referiu-se ao Programa Viva Leite, que fornece 10 milhões de litros por mês a mais de 700 mil famílias e que agora inclui a tomada de medidas antropométricas das crianças. O programa Bom Prato teve inauguradas mais três unidades na Capital, nos bairros de Grajaú, Brasilândia e Heliópolis, locais de moradia de pessoas de baixíssima renda.

Em relação ao Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), o secretário afirmou ao deputado Hamilton Pereira (PT) que surgiram problemas com a venda do banco Nossa Caixa para o Banco do Brasil, pois as linhas de financiamento ainda não foram restabelecidas. As dívidas dos pequenos produtores rurais junto ao Feap estão sendo analisadas. Mas esse levantamento está ainda pendente no Banco do Brasil.

O deputado Reinaldo Alguz (PV) fez comentários sobre o crescimento da cultura de amendoins, que conta agora com a produção, na cidade de Lucélia, de sementes certificadas e com três novas pequenas indústrias de processamento.

Sampaio Filho informou que foi adquirido para o Instituto Biológico máquina de última geração para leitura de DNA. Isso permite que seja expedido certificado provando, por exemplo, que o amendoim está livre de doenças, de acordo com protocolos mundiais, o que ampliará mercado para o produto. Também houve grandes investimentos na modernização e adequação dos laboratórios dos institutos.

O presidente José Bittencourt entregou cópia das 40 emendas propostas pela comissão ao Orçamento 2011. Foi aprovado ainda o envio de ofício ao Banco do Brasil reforçando o pedido da secretaria para agilidade na análise de pendências dos produtores rurais, para que fosse feito levantamento da situação dos devedores do Feap.

Esteve presente ainda na reunião o deputado Pedro Tobias (PSDB).

alesp