Barretos - A agricultura, comércio e prestação de serviços são a base da economia

Audiências Públicas do Orçamento 2012
21/07/2011 18:36

Compartilhar:

Monumento ao Peão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/barretos2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Portal Parque do Peão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/barretos4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/barretos3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Conhecida pela tradicional Festa do Peão, realizada anualmente no mês de agosto, Barretos será a sétima cidade a ouvir as reivindicações da sociedade em audiência pública promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia, a ser realizada 1º/9, às 18h, na Câmara Municipal.



Economia de Barretos tem foco na agroindústria voltada aos mercados interno e externo



A posição de Barretos, como importante entreposto de gado magro e gordo, foi ampliada graças à excelente localização geográfica, ao importante parque industrial de comercialização de carnes e derivados, aos transportes, principalmente o transporte ferroviário, que através dos vagões da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, fizeram escoar os produtos aqui manufaturados, levando-os aos mais distantes locais e, muitas vezes, propiciaram seu escoamento até os principais portos do Brasil para serem distribuídos em embalagens "Made in Barretos" pelo mundo afora. Os rebanhos bovinos das raças Gyr e Nelore de Barretos ocupavam as posições de maior destaque.

Sua fama como grande centro pecuarista atraía cada vez mais para a região centenas de viajantes de todos os lugares do país. O progresso continuava e novos empreendimentos no setor da pecuária se faziam notar, destacando-se a fundação, em 17/10/1927, da Charqueada Bandeirante.

As exposições de gado realizadas em Barretos, no Recinto Paulo de Lima Correa, sempre mereceram carinho especial da parte dos prefeitos, governadores, deputados estaduais e federais, senadores e presidentes da República, demonstrando a importância da cidade para a região e para todo o país ao gerar divisas, lançar modismos e marcar Barretos como a "Capital nacional do gado".

A celebração do "peão de boiadeiro" como herói anônimo do sertão, responsável pelo surgimento de cidades ao longo dos corredores, começou em Barretos de forma despretensiosa. Em 1947, o então Prefeito Mário Vieira Marcondes realizou uma festa de peões por ocasião do aniversário da cidade, com montarias em burro xucro durante o dia no Recinto de Exposições e danças de Catira durante a noite na praça da cidade.

Em 1955 surge o Clube "Os Independentes", promovendo uma gincana de automóveis em benefício da Vila dos Pobres e, em 25 e 26 de agosto de 1956, inspirados pelo sucesso da festa que Mário Vieira Marcondes deixou de fazer, realizaram a primeira Festa do Peão de Boiadeiro que até o final dos anos 60 permaneceu bem amadora, com prêmios em dinheiro ou brindes oferecidos por fazendeiros e comerciantes. O primeiro patrocínio da Festa ocorreu em 1973, quando a Volkswagen ofereceu um Fusca zero quilômetro ao peão vencedor do rodeio, que foi Laurindo Bernardes de Souza, de Jales.

Durante algum tempo, as aparições nos telejornais e na imprensa deram fama à festa e atraíram mais investidores. Mas eram mídias espontâneas, mensuráveis após o evento, mas difíceis de programar. Mas, em 1990, a novela Pantanal, da extinta TV Manchete, fez algumas gravações no Parque do Peão, redimensionando o poderio do evento.

Com isso, a mídia eletrônica passou a procurar a Festa para firmar contratos que, por sua vez, passaram a gerar garantia de cobertura de tevê para as empresas patrocinadoras. Hoje a Festa do Peão transformou Barretos na Capital Country do país atraindo em torno de um milhão de turistas para a cidade, o que possibilitou a construção de um grande parque aquático na cidade, o maior empreendimento de águas termais do estado de São Paulo



Economia



A agricultura, comércio e prestação de serviço são a base da economia de Barretos. O polo industrial da cidade conta com empresas de laticínios, confecções, borracha, calçados, curtume, cutelaria, sucos cítricos e artefatos em geral, além dos frigoríficos JBS-Friboi, Minerva e Dawn Farms, importantes na industrialização de carne tanto para o mercado interno quanto externo. A cultura da cana de açúcar já predomina com 44% e vem ganhando espaço do plantio de laranja 32%, soja 7% e pastagem 6%. A borracha, embora não tenha expressiva produtividade, é destaque na produção estadual, justificado pela extensão do município.



Hospital de Câncer



Na cidade também está situado um dos mais famosos hospitais que oferece tratamento de câncer no país. O Hospital de Câncer de Barretos ou Fundação Pio XII atende cerca de três mil pessoas por dia, todas via SUS.

O hospital possui um novo centro de prevenção contra o câncer de mama com 2,5 mil metros quadrados que podem atender 11 mil mulheres por mês. O novo centro faz parte de um projeto maior: o Instituto de Referência para Prevenção de Câncer Ivete Sangalo, um espaço de 7,2 mil m² voltado para outros tipos de cânceres, como o de colo uterino, próstata, digestivo, boca e pele. O Hospital de Câncer de Barretos é um dos mais conceituados no atendimento de pessoas com câncer de todo o mundo.



Mais informações sobre o Hospital do Câncer de Barretos podem ser obtidas no site ww.cliquecontraocancer.com.br.

alesp