Projeto pode proibir cortes de água, luz e gás de pessoas de baixa renda
DA ASSESSORIA
O deputado estadual Salvador Khuriyeh (PSB), preocupado em manter serviços básicos no atendimento à população, enviou projeto de lei à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo garantindo ao consumidor doméstico de baixa renda e aos que, por qualquer forma, perderem seus meios de sustentação, o fornecimento de água, energia elétrica e gás.
Os serviços mencionados são considerados essenciais e, por essa razão, segundo Khuriyeh, devem ter a garantia de continuidade em seu fornecimento. O fato de o cidadão ficar impossibilitado de pagar as contas referentes ao consumo de água, luz e gás não será motivo para o corte no fornecimento. Além desse fato, o sistema de corte traz constrangimento ao consumidor inadimplente por ser uma forma de exposição ao ridículo e uma ameaça, proibidos pelo Código de Defesa do Consumidor como maneira de reaver débitos.
O projeto contempla os consumidores domésticos inadimplentes, cuja renda mensal não ultrapasse quatro salários mínimos, que só poderão ter seu fornecimento de água, luz e gás interrompido após autorização judicial. A Justiça somente concederá autorização para o corte após a realização de audiência em que o juiz de direito entender que o consumidor passou a ter condições de honrar os pagamentos em atraso.
Esse projeto de lei, segundo Salvador Khuriyeh, visa proteger o cidadão que, vítima do desemprego, não consegue manter o pagamento dos serviços essenciais em dia, tornando-se, assim, alvo de retaliação dos órgãos públicos, empresas concessionárias ou permissionárias, que visam somente o lucro. O projeto restabelece a função principal de tais serviços, que é de oferecer ao cidadão conforto e melhorias em seu padrão de vida, algo que lhe é de direito.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Com foco na progressão funcional, Alesp aprova reestruturação das carreiras da Polícia Militar
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Deputado participa do maior evento conservador do mundo nos EUA, o CPAC
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Crise hídrica em São Paulo vai além da falta de chuvas, apontam especialistas em seminário na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações