Aprovado projeto que declara Apaag de utilidade pública


20/12/2005 17:26

Compartilhar:

Fausto Figueira visitou a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do Guarujá <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FAUSTO Appag.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa aprovou em sessão extraordinária, na segunda-feira, 19/12, o PL 383/2005, de autoria do deputado Fausto Figueira (PT), que declara de utilidade pública a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do Guarujá (APAAG). O deputado visitou a entidade no dia 22 de setembro de 2005, quando conheceu o trabalho desenvolvido. Fundada em 30 de setembro de 2000, a associação realiza trabalho social de apoio aos portadores da síndrome de Kanner, conhecida como autismo, e às respectivas famílias, no município de Guarujá, na Região da Baixada Santista.

Figueira destaca que a APAAG, localizada no distrito de Vicente de Carvalho, acolhe, assiste e promove a integração social dos portadores da síndrome de Kanner e suas famílias nos âmbitos social e educativo, conforme preconiza o artigo 4º de seus Estatutos Sociais. "Para atingir esses objetivos, a Associação se propõe a mobilizar recursos humanos e materiais da comunidade com a finalidade de promover o tratamento dos portadores da síndrome", lembra.

Além do tratamento, a entidade desenvolve atividades que promovam habilidades nas áreas sócio-econômicas e de saúde, auxilia a família no relacionamento com o portador da síndrome, para oferecer-lhes integração social e melhores condições de qualidade de vida. "A associação realiza inúmeras atividades que visam estimular o desenvolvimento social e afetivo desses cidadãos, essenciais para a integração e ativa participação no grupo social", frisa Fausto Figueira, atual 1º secretario da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa.

Entre os trabalhos, ele cita as oficinas laborterápicas, atividades de lazer e recreação, momentos de auto-estima e bem-estar, assim como atendimento psicológico e terapêutico, tanto para os portadores da síndrome como para seus familiares, "Neste caso", acrescenta, "ensina-lhes procedimentos para lidar melhor com o comportamento do filho, suas estereotipias e comportamentos funcionais".

O trabalho da APAAG já foi reconhecido pela Lei Municipal nº 3.094, de 11 de dezembro de 2003, que a declarou de utilidade pública, no âmbito municipal, em Guarujá. Entre as vantagens de receber o título de utilidade publica no âmbito estadual, está a possibilidade de firmar convênios com o Governo do Estado e realizar parcerias com o Governo Federal, além de ter seu trabalho social reconhecido como relevante.



fausto@faustofigueira.com.br

alesp