PT e PDT também vão compor a Mesa Diretora


15/03/2005 19:40

Compartilhar:

Fausto Figueira, 1º secretário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FaFigueira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Vinholi, 2º secretário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/vinholi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Logo após ter sido eleito, o deputado Rodrigo Garcia (PFL) assumiu a presidência da Assembléia Legislativa e conduziu o processo de votação para o cargo de 1º secretário, que contou apenas com a candidatura de Fausto Figueira (PT).

A maioria dos parlamentares que haviam votado em Edson Aparecido (PSDB) não participou da eleição para 1º secretário, uma vez que não houve inscrição de candidato para concorrer com Figueira.

Depois de proclamar o resultado oficial, o presidente suspendeu a sessão por 30 minutos e convidou os parlamentares para uma reunião do Colégio de Líderes, com a finalidade de costurar um acordo para a indicação dos candidatos aos demais cargos: segundo secretário (último cargo componente da Mesa Diretora) e os respectivos substitutos, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º e 4º secretários.

2ª secretaria fica com PDT

Suspensos os trabalhos por mais de uma hora para deliberação das bancadas sobre os cargos restantes, o presidente reabriu a sessão. O deputado Geraldo Vinholi (PDT), candidato único, foi eleito 2º secretário com 50 votos. Foram eleitos ainda Jorge Caruso (PMDB) para a 1ª vice-presidência, Valdomiro Lopes (PSB) para a 2ª vice-presidência, Ricardo Castilho (PV) para 3ª secretaria e Adilson Barroso (PSC) para a 4ª secretaria.

Rodrigo Garcia lamentou o fato de a maioria dos deputados que apoiaram a candidatura de Edson Aparecido ter se retirado do Plenário e se ausentado da Casa logo depois do encerramento da votação para presidente. Esses parlamentares acabaram não participando da eleição dos outros membros da Mesa.

O novo presidente recebeu a solidariedade dos deputados presentes no Plenário, que registraram suas expectativas quanto à nova gestão do Legislativo paulista. Antes de encerrar os trabalhos, Garcia classificou como histórica a sessão que o elegeu.

alesp