Deputado fala à Rádio Guarujá


04/07/2008 16:44

Compartilhar:

O deputado Bruno Covas (PSDB) falou sobre a idéia de desburocratizar o processo de exportação pelo Porto de Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/BRUNO COVAS RADIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A idéia de desburocratizar o processo de exportação no Porto de Santos, tema de indicação feita pelo deputado estadual Bruno Covas (PSDB) na Assembléia Legislativa de São Paulo, foi assunto abordado durante entrevista ao Programa "Baixada em Notícia", com apresentação de Luiz Antonio, transmitido pela Rádio Cultura AM 1.550, de Santos, que agora inaugura nova fase em parceria com o Sistema Jovem Pan.

Em discussão, a realização de estudos de viabilidade para a instalação de uma unidade do Centro de Logística de Exportação (Celex) na região metropolitana da Baixada Santista, com foco para o atendimento no Porto de Santos. Para Bruno, além do maior porto da América Latina, nos próximos anos surgirá também o Porto Brasil, em Peruíbe, demonstrando o quanto a região está ligada à questão do comércio exterior, inclusive com várias faculdades com cursos ligados ao tema.

"O Celex é, na verdade, um grande Poupatempo da exportação. Reúne corretoras de seguros, câmaras de comércio, agências de correio, associação comercial, Ciesp, táxi aéreo, despachante aduaneiro, escritório de comércio exterior. Nós, que teremos em breve na cidade de Santos o Poupatempo, queremos contar também com algo similar para a exportação", explicou o deputado.

Na visão de Bruno, todo esforço é válido para diminuir os obstáculos no processo de exportação. "Estudos apontam que a burocracia, no Brasil, é um dos principais entraves para o desenvolvimento econômico. O Governo do Estado, inclusive, tem o Programa Desatando Nós, onde o secretário Afif Domingos e o governador Serra buscam diminuir a questão da burocracia para quem abre ou fecha uma empresa. E na questão do comércio exterior, os entraves só aumentam", explicou o parlamentar.



brunocovas@al.sp.gov.br

alesp