Deputados jovens se unem para apresentar propostas em 2010


05/11/2010 17:33

Compartilhar:

Isabela da Silva Pontes e Caio Gustavo Grizosto e Cassiano Gimenes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/Isabela Pontes, Caio Grizosto e Cassiano Gimenez (veterano) (1 de 2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Parlamentar jovem por duas vezes, em 2008 e 2009, Cassiano Gimenes é estudante do Colégio Incentivo, em Fernandópolis, mas sua presença na 12ª edição do Parlamento Jovem 2010 não foi motivada pela ocupação de uma cadeira de deputado por um dia.

Cassiano, por sua experiência nas edições anteriores, foi convidado pelo diretor da EE Saturnino Leon Arroyo, Carlos Antônio de Jesus Cabral, para "dar uma força" aos alunos Isabela da Silva Pontes e Caio Gustavo Grizosto em sua iniciativa de apresentarem projetos para concorrerem à uma vaga no Parlamento Jovem. Deu certo. Caio e Isabela foram classificados e são os atuais representantes de Fernandópolis, pelos partidos Emprego e Saúde. Em seu dia como deputados, trouxeram consigo o "assessor" Cassiano, além do professor Cabral.

Apesar de conhecer bem a Casa, por sua participação nos anos anteriores e por estar acompanhado os colegas de sua antiga escola, Cassiano afirma não ter futuras pretensões políticas e estar, de momento, concentrado na conclusão de seus estudos. "Vim conhecer, na época em que assumi o primeiro mandato, convidado pelo Cabral, e gostei. Acho bom que a Assembleia se preocupe com a iniciação política dos jovens", declarou o estudante, que cursa o segundo ano do ensino médio, durante entrevista ao Diário da Assembleia.

Uma de suas propostas, apresentada em 2009, teve por objetivo justamente criar uma força política jovem atuante no Estado, a Organização Paulista da Juventude, com o objetivo de promover o desenvolvimento da sociedade paulista. A atividade política de Cassiano é apoiada ainda por sua mãe, Janer, vice-diretora da EE Joaquim Antonio Pereira, também localizada no município de Fernandópolis.



Caio e Isabela

O estudante Caio é um jovem muito articulado e que demonstra com segurança e desenvoltura saber exatamente a que veio e o que quer. Portador de deficiência visual, bastam alguns minutos de papo com ele para a questão nem ser lembrada.

Caio também concedeu entrevista ao Diário da Assembleia e falou de seu Projeto de Lei 48/2010, que obriga o Estado a dar isenção de 2% dos impostos para empresas que contratarem portadores de necessidades especiais. "Tivemos essa ideia ao fazermos uma produção em nossa sala especial na escola. Ouvi num programa na tevê em que o entrevistado falava justamente disso e, ao surgir a oportunidade de concorrer ao Parlamento Jovem, tudo estava fresco na minha cabeça e, por isso, apresentei esse projeto", explicou Caio.

Sua colega, Isabela Pontes, também conversou com a reportagem e explicou as razões de sua iniciativa, o PL 84/2010, que obriga a instalação de unidades de terapia intensiva neonatal nos hospitais das cidades com mais de 50 mil habitantes. "Em nossa cidade, há pouco tempo, houve a morte de três crianças porque no hospital de Fernandópolis não há unidade de terapia intensiva para recém-nascidos, e na cidade mais próxima, que tem o equipamento, não haviam vagas disponíveis", informou Isabela.

alesp