Mobilização contra violência em Taubaté


28/02/2011 15:10

Compartilhar:

Mário Ortiza, Antonio Ferreira Pinto e Padre Afonso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/AFONSOLOBATOTAUBATE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Essa é a hora de darmos as mãos e partir para soluções conjuntas. Vamos dar testemunho de que é possível ter uma cidade melhor". Com essas palavras, o deputado Afonso Lobato (PV) conclamou todas as forças políticas de Taubaté a combater a violência que assombra a cidade nos últimos tempos. O discurso foi proferido durante reunião no Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté em 25/2.

Esse foi o segundo encontro sobre o tema, e a proposta é encontrar caminhos para reduzir os índices de violência na cidade, que na manhã do mesmo dia registrou sua 14ª morte violenta. O ex-prefeito de Jacareí e deputado eleito, Marco Aurélio de Souza, apresentou alguns exemplos de políticas públicas adotadas em sua administração que tiraram aquela cidade da terceira colocação entre as cidades mais violentas do Estado. Ele destacou a implantação do Disque Denúncia, o aumento de duas oficinas culturais existentes para 50 oficinas, a fiscalização do comércio irregular, além de diversos outros projetos nas áreas social e educacional. "De 43,44 crimes para cada 100 mil habitantes registrados em 2000, caímos para 16,09 em 2010", destacou. Outra proposta sua é a substituição gradativa dos muros das escolas por grades, uma forma simbólica de aproximá-las das comunidades.

Padre Afonso reiterou seu posicionamento em favor da necessidade de política públicas que ofereçam alternativas para o futuro da juventude. Informou aos presentes sobre o encontro mantido na semana passada com o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, acompanhado do vereador Mário Ortiz (DEM) e do promotor Antonio Carlos Ozório Nunes. "Pedimos a volta das bases fixas nos bairros mais vulneráveis e insistimos na necessidade de se ter mais efetivo", disse.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp