Frente parlamentar é mais uma parceira no combate ao crack

Balanço 2011 - 1º semestre
05/07/2011 19:00

Compartilhar:

Cracolândia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/FrenteParlaCrackROB8095.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/FrenteParlaCrackROB8222.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Deputados junto com Judiciário se empenham em ações de enfrentamentoà droga



A Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, coordenada por Donisete Braga e Enio Tatto, ambos do PT, reuniu na Assembleia paulista, na solenidade de seu lançamento, em 31/5, parlamentares, representantes do Poder Executivo e da sociedade para discutir estratégias e trocar experiências que impulsionem a prevenção e o tratamento dos usuários da droga.

"A frente é uma iniciativa extremamente importante. Precisamos pensar em propostas de gestão compartilhada para enfrentar o problema das drogas. A Cracolândia não tem que ser uma imagem de referência em São Paulo", disse Braga, na ocasião. Tatto acrescentou tratar-se de um trabalho difícil, e apontou como estratégica a destinação de recursos orçamentários nessa área, "se não, sobra para os municípios atacarem essa questão". Ele apontou ainda como elemento dificultador o pequeno número de programas do governo estadual que tratam de prevenção e assistência aos usuários de drogas.

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios, o crack deixou de ser um problema dos grandes centros. Em uma pesquisa com 3.450 municípios foi constatado que a droga já atinge cidades com até 2 mil habitantes.



Parceria no combate



A secretária estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, Eloísa de Souza Arruda, saudou a criação da frente: "a proposta da frente vem ao encontro das iniciativas do governo do Estado", afirmou. "O Estado deve somar forças nesse combate". Ela anunciou a criação de uma Coordenadoria de Enfrentamento ao Álcool e Outras Drogas, no âmbito de sua pasta, que trabalhará em integração com outras secretarias, conselhos e redes comunitárias em ações de prevenção e reintegração dos dependentes na sociedade.

O presidente da Comissão Especial de Combate ao Crack e Outras Drogas da Câmara Federal, deputado Reginaldo Lopes (PT/MG) detalhou cinco eixos de atuação do órgão que preside: políticas de prevenção por parte do Estado, tratamento e acolhimento dos dependentes, reinserção social, repressão ao tráfico nas fronteiras e consolidação de uma legislação que engloba mais de 130 projetos, sobre os quais a comissão dará parecer. Ele disse, ainda, que a lei antidrogas, de 2006, não atende às demandas.



Diligência à Cracolândia



Em junho, os deputados da frente visitaram a região conhecida como Cracolândia, local no centro de São Paulo, próximo à estação Júlio Prestes, onde há grande concentração de usuários de crack. Os parlamentares percorreram várias ruas da região da Luz e inspecionaram uma casa em ruínas na alameda Dino Bueno, local que é utilizado para o consumo de drogas e ainda abriga alguns cômodos que servem de residência improvisada.

O tenente-coronel Bazela, comandante do batalhão da Polícia Militar responsável pelo patrulhamento da área, acompanhou a visita. Ele informou que perto de 350 usuários moram na área, mas a população aumenta à noite, quando outros consumidores e traficantes circulam pela região.

Durante a visita, os parlamentares também ouviram moradores de prédios residenciais próximos à região, que se queixavam da ausência do Poder Público para tratar do problema. "Toda vez que aparece uma autoridade, nós relatamos a dificuldade por que passamos. Não conseguimos mais utilizar a porta de serviço do nosso prédio, pois ela está tomada pelos crackeiros", relatou moradora de um edifício na praça Júlio Prestes.

Durante a visita, os parlamentares atenderam o pedido de um menor de 12 anos para ajudá-lo a abandonar o vício. O menor foi levado para o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), onde passou por avaliação física e psicológica, recebeu roupas novas e foi cadastrado para futuro contato com a família. O menor deverá ser encaminhado à instituição na cidade de Caçapava, a pedido do deputado Afonso Lobato (PV), onde deverá receber tratamento e escolarização.

Os deputados também visitaram o Cratod para verificar os recursos disponíveis para quem deseja abandonar o vício. Na ocasião, Donisete Braga considerou a diligência positiva e impactante. "Uma coisa é você conhecer a realidade através de imagens, outra é visitar o local, ter contato com as pessoas, conversar com o policiamento e com os profissionais que atendem esta demanda social".

Ele foi enfático ao afirmar que a frente atuará com vigor não apenas na cobrança do Poder Executivo, nos três níveis de governo, mas também ao propor alternativas para dar fim ao problema.

"Não queremos transferir a Cracolândia de local, não queremos uma Cracolândia itinerante, não podemos virar as costas para esta situação, faremos ações para eliminar o problema, como a que fizemos hoje ao resgatar o menor que nos procurou pedindo ajuda", declarou Braga.



Coned



Ainda em junho, os deputados Donisete Braga, Jooji Hato (PMDB), Orlando Bolçone (PSB) e Olimpio Gomes (PDT) participaram da reunião do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned), que tem 39 membros e é presidido pelo psiquiatra Mauro Aranha. Pela primeira vez, o conselho contou com a participação de parlamentares em suas reuniões. "Estamos aqui como parceiros de vocês. Queremos conhecer mais a situação. O Estado tem recursos, bons profissionais, mas o enfrentamento tem sido muito tímido. Vamos contribuir para integrar as políticas e obter mais recursos e resultados", disse Braga.

Olimpio Gomes comprometeu-se a trabalhar contra o que chamou de "omissão criminosa da Secretaria de Segurança Pública". Segundo ele, os traficantes vendem drogas a céu aberto na Cracolândia. "A droga já está descriminalizada, os traficantes são sempre os mesmos, mas nunca são incomodados", reclamou. Jooji Hato alertou que é preciso aumentar o combate ao álcool, que, segundo ele, é a porta de entrada para as drogas ilícitas e criticou a falta de ação do Poder Executivo para resolver o problema da Cracolândia. "É um território livre paras as drogas. Acaba virando propaganda e atraindo mais gente ainda", lamentou.

Já Orlando Bolçone falou da necessidade de o Poder Público contribuir para a estruturação das famílias e oferecer tratamento para os dependentes.

Fazem parte da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas os deputados: Afonso Lobato (PV), Ana do Carmo (PT), Antonio Mentor (PT), Carlão Pignatari (PSDB), Donisete Braga (PT), Ulysses Tassinari (PV), Ed Thomas (PSB), Edinho Silva (PT), Edson Ferrarini (PTB), Enio Tatto (PT), Geraldo Cruz (PT), Fernando Capez (PSDB), Gerson Bittencourt (PT), Hamilton Pereira (PT), João Antonio (PT), José Candido (PT), Olimpio Gomes (PDT), Marcos Martins (PT), Regina Gonçalves (PV), Mauro Bragato (PSDB), Orlando Bolçone (PSB), Orlando Morando (PSDB), Roque Barbiere (PTB) e Vinicius Camarinha (PSB).

alesp