Garotinho é lançado à Presidência da República em solenidade do PSB
Em solenidade presidida pelo líder do PSB na Casa, deputado Alberto Calvo, realizada na tarde desta quinta-feira, 22/2, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, o governador do Rio de Janeiro, Antony Garotinho, foi lançado candidato à Presidência da República. Durante o ato de filiação dos deputados Pedro Mori, Rafael Silva e Salvador Khuriyeh ao Partido Socialista Brasileiro, o nome de Garotinho foi, direta e indiretamente, anunciado como candidato ao maior posto executivo brasileiro. Com as novas filiações a bancada do PSB no Legislativo paulista passa de dois - Alberto Calvo e Cesar Callegari - para cinco deputados.
"A transferência de riquezas que a equipe econômica está realizando no Brasil é a maior da história, superando os saques sofridos pelo Brasil Colônia. É para lutar contra essa política e todo esse sistema de governo que impera no Brasil que vocês estão entrando no PSB", discursou o governador carioca. "E entrar para um partido que está do lado do povo é para levar paulada, já que ou se luta pelo povo ou se explora o povo. Que o Brasil deixe de ser o país do futuro, já que ouvimos isso desde 1970, do futuro que nunca chega." Ele comparou a trajetória para sua primeira eleição ao governo do Rio de Janeiro com o desafio a ser enfrentado a partir de agora. "Quando o PDT me escolheu para ser candidato do partido ao governo, eu tinha 4% das intenções e era prefeito de Campos, distante 300 quilômetros da capital. Tive de renunciar à prefeitura, enfrentar o então prefeito da capital, que tinha mais de 40% dos votos, e depois de muita luta fui eleito." Garotinho afirmou que os deputados recém-filiados ao partido serão recebidos como numa família. "Tenho nove filhos, sendo quatro naturais e cinco adotivos, do coração. Assim é o PSB, uma família, à qual aderi há cerca de um mês e já me sinto plenamente em casa."
Pedro Mori, que teve sua filiação abonada pela deputada federal Luiza Erundina, agradeceu o modo como foi acolhido por Alberto Calvo e Cesar Callegari e afirmou que, para ele, "não é fácil, após 10 anos de atuação no PDT, deixar o partido. Mantenho a ideologia socialista trazida de longa data, mas com a pressão contra a ditadura interna existente naquele partido não foi possível permanecer filiado à legenda. Optei por um partido irmão, ao qual agradeço muito pela calorosa recepção".
A filiação de Rafael Silva foi assinada pelo governador de Alagoas, Ronaldo Lessa. "Todas essas ilustres presenças que temos hoje aqui não é por causa de três simples deputados, como já foi dito, mas devemos creditá-las a toda essa massa de excluídos pela qual o socialismo luta. Um partido que tem um nome como o de Antony Garotinho, que sonho ver na Presidência da República, é credenciado para lutar pelo Brasil", disse Rafael Silva.
Já o ingresso de Salvador Khuriyeh no PSB foi referendado por Garotinho. "Foi com consciência e clareza que eu, Pedro Mori e Rafael Silva nos filiamos ao PSB, mesmo sabendo que esse não seria o caminho mais fácil, pois estar ao lado dos interesses do povo não é fácil mesmo", declarou Khuriyeh.
Também estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Cesar Callegari; o deputado federal por Pernambuco Eduardo Campos; o 1.º secretário nacional do PSB, Carlos Siqueira; o 1.º vice-presidente nacional do partido, Roberto Amaral; o presidente estadual da legenda e prefeito de São Vicente, Márcio França; e o vereador da capital paulista Rubens Calvo, além de diversos outros deputados federais, autoridades municipais e representantes de movimentos populares.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações