USP fará vestibular para cursos de graduação à distância


09/11/2004 15:29

Compartilhar:

Deputado João Caramez, o reitor da USP, Adolfho José Melphi, e o professor Alberto Dantas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/caramezusp2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/caramezusp1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado João Caramez

A universidade pública se rende ao ensino de graduação à distância e dá o primeiro grande passo para implantá-lo a partir de 2006 com processo seletivo definido no vestibular de 2005. A notícia chegou para o deputado João Caramez (PSDB), que é autor de emenda, no orçamento de 2001, que permite alocar recursos do Governo do Estado para a implantação de cursos de graduação à distância, através da Secretaria de Ciências, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, responsável pelo repasse de verbas para as universidades estaduais.

Para discutir e ampliar a proposta, o deputado João Caramez se encontrou no dia 27/10 com o reitor da USP, Adolfho José Melphi, e com o professor Alberto Dantas, presidente da Comissão de Cursos de Graduação à Distância daquela universidade. O deputado falou do entusiasmo pela implantação do curso de Licenciatura de Ciências - o primeiro que abre o caminho para outras licenciaturas a partir de aprovação do MEC - e do interesse em sugerir emenda para o orçamento de 2005 que beneficie diretamente a universidade na implantação do ensino à distância.

Carlos Alberto Dantas falou sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela Comissão que é formada por 10 mestres graduados da Universidade, que buscam adaptar a realidade da proposta as necessidades do curso que será implantado. Segundo ele, o ensino à distância requer uma preparação mais elaborada que o ensino presencial, visto que à distância o professor necessita de um maior número de horas para preparar a aula a ser ministrada pela internet.

Caramez, por seu turno, disse que, havendo um engajamento por parte do poder público e a sociedade, sem dúvida haverá uma adesão maior de pessoas interessadas em participar. O deputado se comprometeu em enviar mensagem para o Governo do Estado solicitando uma linha de crédito para que os aprovados no vestibular do curso à distância possam adquirir equipamentos de alta tecnologia para auxiliar nos estudos.

O curso de Licenciatura em Ciências à distância será ministrado em quatro anos e o diploma terá a mesma validade do curso presencial oferecido pela USP.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp