Guaratinguetá é a primeira estância religiosa paulista


13/07/2009 19:12

Compartilhar:


Desde o dia 4/7 Guaratinguetá é oficialmente a primeira cidade paulista classificada por lei como estância religiosa. Nesta data o Diário Oficial trouxe a sanção da Lei 13.564/2009, garantindo este direito ao município. "A declaração de que trata esta lei tem por finalidade estrita reconhecer a importância do município de Guaratinguetá como centro de peregrinação dos devotos de Santo Antonio de Santa"Ana Galvão, o Frei Galvão, bem como propiciar a divulgação dos eventos religiosos em sua homenagem", diz o artigo 1º da Lei.

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Almeida (PT), reconhece que o título servirá para fortalecer o turismo religioso em Guaratinguetá. Entretanto lembra que o projeto original apresentado por Mozart Russomanno (PP) e subscrito por 21 outros deputados estaduais declarava o município como estância turística. "Por pressão do governador foi negociado um projeto substitutivo declarando o município estância religiosa", esclarece o 1º secretário, que se empenhou para a aprovação da lei juntamente com o deputado Enio Tatto e o líder da Bancada na Assembleia Legislativa, Rui Falcão.

Carlinhos lembra que se Guaratinguetá fosse declarada estância turística teria direito a auxílio, subvenções ou benefícios que o Fundo de Melhoria das Estâncias distribui para as 67 cidades do Estado classificadas por lei como estâncias (balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas). "O governador pressionou o Legislativo argumentando que já existem muitas cidades nesta condição. Foi uma postura que revelou intransigência política, mas de qualquer forma foi dado o primeiro passo para que a cidade venha se reconhecida como estância turística e receba os benefícios do Fundo de Melhoria", acrescenta.

O 1º secretário destaca que, para Guaratinguetá virar estância religiosa, foi importante o trabalho realizado por lideranças políticas e religiosas da cidade. "Parabenizo a população de Guaratinguetá pela mobilização que certamente resultará no incremento do turismo religioso. Hoje mais de 80 mil pessoas que vão mensalmente à cidade basicamente em memória a Frei Galvão, o primeiro santo oficial brasileiro", comenta.



carlinhos@carlinhos.org

alesp