IPH lança livro "Ações Solidárias"

I Encontro Estadual de Agentes Públicos de São Paulo
12/03/2009 22:02

Compartilhar:

Livro Ações Solidárias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/SBC Massarani.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coordenador editorial do livro e presidente do IPH, Emanuel von Lauenstein Massarani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/massarani12ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH) lançou, nesta quinta-feira, 12/3, na Assembleia Legislativa, o livro Ações Solidárias " São Bernardo do Campo: uma experiência que deu resultados, que conta a história do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo durante a gestão de Marilda Dib, ex-primeira-dama da cidade, presente ao evento na companhia de seu marido, William Dib, e do presidente do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), Roberto Eduardo Lamari.

Ao abrir o evento, o coordenador editorial do livro e presidente do IPH, Emanuel von Lauenstein Massarani, classificou Marilda como "um exemplo de empreendedorismo no campo social", e ainda ressaltou que o livro Ações Solidárias serve de inspiração e apoio a todas as primeiras-damas que estão à frente dos fundos sociais de suas cidades. Para finalizar, Massarani lembrou o sociólogo Betinho, ao dizer que "solidariedade não se agradece, comemora-se".

Após a apresentação de um vídeo, mostrando as conquistas de Marilda Dib, ela fez um apelo às primeiras-damas, dizendo que o fundo social tem condições de fazer muitas coisas além de ações sociais, assistenciais e paternalistas. "Gostaria que as primeiras-damas aproveitassem essa oportunidade, que é uma arma sem definição", disse Marilda, que acredita que, com essa "arma", pode-se ajudar muito à sociedade, unindo as mais diversas entidades, a exemplo do que foi feito em São Bernardo durante a campanha do agasalho. "O fundo social pode ser agente centralizador", concluiu.



O livro



Ações Solidárias " São Bernardo do Campo: uma experiência que deu resultados, traz ao leitor, através de textos e registros fotográficos, as atividades do fundo de solidariedade, tendo Marilda Dib à frente dos trabalhos. Entre os assuntos abordados estão itens como ações articuladas, programa de voluntariado e projetos sócio-culturais promovidos pela instituição. O livro traça também um perfil da ex-primeira-dama, que é formada em artes plásticas e especialista em esculturas, além de mãe, esposa e assistente social.

(entra capa do livro)

alesp