CPI da Pedofilia inicia os trabalhos


06/04/2010 19:19

Compartilhar:

Reunião especial da CPI da Pedofilia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/PEDOFILIAMMY_1774.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira, 6/4, foi realizada uma reunião especial da Comissão Parlamentar de Inquérito constituída com a finalidade de investigar o crime de pedofilia no Estado e suas conexões com outros Estados e países. O deputado José Bruno (DEM) foi eleito presidente e Geraldo Vinholi (PSDB)vice-presidente, indicado pela deputada Analice Fernandes, do mesmo partido. A deputada Beth Sahão (PT) foi eleita relatora da CPI.

José Bruno, autor do pedido de instalação da CPI e idealizador da campanha "O combate à pedofilia no Estado de São Paulo", agradeceu aos membros da comissão e também ao deputado Estevam Galvão, líder do Democratas, que levou o pedido ao Colégio de Líderes na Casa e ao deputado Barros Munhoz, presidente da Assembleia.

O presidente da CPI explicou que pediu a investigação por ter ficado chocado com fotos de suposta rede de pedofilia que atua na internet, apresentadas em reunião da CPI da Câmara dos Deputados, realizada na Assembleia em junho de 2008, o que o levou a aderir à convocação do senador Magno Malta pela realização de investigações semelhantes nos estados e municípios.

A relatora Beth Sahão lembrou os casos de pedofilia denunciados em Catanduva e considerou que "há muito tempo a Assembleia devia essa CPI à sociedade paulista". Disse também que a exploração sexual de crianças e adolescentes é um problema grave, principalmente nos pequenos municípios, onde a investigação é complicada, assim como na internet. Também oriundo de Catanduva, Geraldo Vinholi ressaltou a necessidade de se recuperar a imagem da cidade e da região após o escândalo, e reafirmou a importância da CPI para abordar "o problema mundial que é a pedofilia".

Ed Thomas (PSB) sugeriu mais uma linha de investigação para a CPI. Segundo ele, que é oriundo da 10ª Região Administrativa de São Paulo, fronteiriça com os Estados de Mato Grosso e Paraná, as cidades de Presidente Epitácio e Panorama têm alto índice de prostituição adolescente e infantil. As denúncias são de que essas crianças seriam abusadas por grupos de turistas pescadores em barcaças que percorrem os rios da região, onde a polícia não consegue atuar.

Os deputados da CPI ainda decidiram que se reunirão quinzenalmente, às terças-feiras, às 11h, a partir do próximo dia 13/4.

alesp