Igaraçu do Tietê, outra boa opção de turismo às margens do mais paulista dos rios
O rio Tietê reserva surpresas ao longo do seu trajeto, inclusive o banho em suas águas limpas, como acontece em Igaraçu do Tietê. Menos famosa do que sua vizinha Barra Bonita, a cidade merece "um pouso".
O passeio pela eclusa liga as duas cidades, trajeto que pode ser percorrido também por carro através da ponte Campos Salles, com 1 km de extensão. A ponte, construída em forma de três arcos de ferro, trazida da Alemanha, é um dos atrativos da cidade.
Entre as atrações, a praia Maria do Carmo Abreu Sodré, localizada abaixo da eclusa, é um local de grande fluxo de turistas e possui boa infraestrutura com um conjunto esportivo, lanchonete, restaurante, vestiário, quiosques, minicampo, gramado, árvores, iluminação alta, bancos, estacionamento, etc.
Outro local que o visitante não deve deixar de ir é a gruta Nossa Senhora de Lourdes. Descoberta pelos primeiros habitantes da cidade, quando saíram à procura de caça, sua beleza natural, com formações rochosas em forma de um grande arco, é um lindo cartão postal.
Várias opções de hospedagem e gastronômicas fazem do passeio a Igaraçu um programa completo para toda a família.
História
A colonização da margem direita do rio Tietê, em meados do século 19, possibilitou a formação da cidade de Barra Bonita, que atraiu grande número de colonos, principalmente imigrantes italianos. Mas a dificuldade da travessia do rio retardou igual desenvolvimento na margem oposta, somente iniciado por volta de 1900, quando um grupo de pioneiros promoveu a formação do núcleo urbano.
O coronel Joaquim Ribeiro, grande proprietário local, loteou parte de suas terras, determinando a construção de uma capela, concluída em 1926, sob invocação de São Joaquim. A povoação, inicialmente conhecida por bairro de Barra Bonita, adotou o nome de São Joaquim, mas, quando foi elevada a distrito de paz, em 1903, oficializou o topônimo Igaraçu, cuja origem indígena significa canoa grande, alusão ao antigo porto instalado no local, para comunicação com Barra Bonita.
Com a construção da ponte unindo as duas margens, em 1915, Igaraçu passou a integrar o município de Barra Bonita. O advento da cana-de-açúcar deu grande impulso à economia local, promovendo seu rápido desenvolvimento. Em janeiro de 1955 foi instalada oficialmente como município.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações