Igaraçu do Tietê, outra boa opção de turismo às margens do mais paulista dos rios

Estâncias Paulistas
24/08/2010 20:19

Compartilhar:


O rio Tietê reserva surpresas ao longo do seu trajeto, inclusive o banho em suas águas limpas, como acontece em Igaraçu do Tietê. Menos famosa do que sua vizinha Barra Bonita, a cidade merece "um pouso".

O passeio pela eclusa liga as duas cidades, trajeto que pode ser percorrido também por carro através da ponte Campos Salles, com 1 km de extensão. A ponte, construída em forma de três arcos de ferro, trazida da Alemanha, é um dos atrativos da cidade.

Entre as atrações, a praia Maria do Carmo Abreu Sodré, localizada abaixo da eclusa, é um local de grande fluxo de turistas e possui boa infraestrutura com um conjunto esportivo, lanchonete, restaurante, vestiário, quiosques, minicampo, gramado, árvores, iluminação alta, bancos, estacionamento, etc.

Outro local que o visitante não deve deixar de ir é a gruta Nossa Senhora de Lourdes. Descoberta pelos primeiros habitantes da cidade, quando saíram à procura de caça, sua beleza natural, com formações rochosas em forma de um grande arco, é um lindo cartão postal.

Várias opções de hospedagem e gastronômicas fazem do passeio a Igaraçu um programa completo para toda a família.



História



A colonização da margem direita do rio Tietê, em meados do século 19, possibilitou a formação da cidade de Barra Bonita, que atraiu grande número de colonos, principalmente imigrantes italianos. Mas a dificuldade da travessia do rio retardou igual desenvolvimento na margem oposta, somente iniciado por volta de 1900, quando um grupo de pioneiros promoveu a formação do núcleo urbano.

O coronel Joaquim Ribeiro, grande proprietário local, loteou parte de suas terras, determinando a construção de uma capela, concluída em 1926, sob invocação de São Joaquim. A povoação, inicialmente conhecida por bairro de Barra Bonita, adotou o nome de São Joaquim, mas, quando foi elevada a distrito de paz, em 1903, oficializou o topônimo Igaraçu, cuja origem indígena significa canoa grande, alusão ao antigo porto instalado no local, para comunicação com Barra Bonita.

Com a construção da ponte unindo as duas margens, em 1915, Igaraçu passou a integrar o município de Barra Bonita. O advento da cana-de-açúcar deu grande impulso à economia local, promovendo seu rápido desenvolvimento. Em janeiro de 1955 foi instalada oficialmente como município.

alesp