Curso trata de participação feminina na política


09/11/2010 21:25

Compartilhar:

Conceição da Costa Neves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/ILPconceicao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Sergio Ribeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/SERGIO.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) " órgão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo " em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, promoveu nos dias 8 e 9/11, o curso Mulheres na Política. O curso foi ministrado no próprio ILP, em prédio anexo ao Palácio 9 de Julho.

Antonio Sergio Ribeiro, diretor do Departamento de Documentação e Informação da Alesp, abriu os trabalhos do primeiro dia do evento com uma palestra sobre a participação feminina na história política no mundo e, principalmente, no Brasil. Segundo o diretor, a primeira norma legal brasileira sobre o tema foi instituída no Código Eleitoral de 1932, que possibilitou, pela primeira vez, à mulher brasileira o direito ao voto. Foi eleita, para a Constituinte de 1933, a médica Carlota Pereira de Queiroz, que seria a primeira mulher deputada federal do Brasil. No decorrer de sua palestra, Ribeiro lembrou ainda a atuação feminina na Assembleia paulista, quando foram eleitas as primeiras deputadas estaduais constituintes Maria Thereza Nogueira de Azevedo e Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, e, posteriormente, assumiu mandato também a professora Francisca Pereira Rodrigues, ou Chiquinha Rodrigues, que era suplente. Com a redemocratização ocorrida após a ditadura do Estado Novo (Getúlio Vargas), a Assembleia de São Paulo foi reaberta em 1947, quando então foi eleita a deputada constituinte Conceição da Costa Neves, reeleita por mais cinco vezes. Ela foi a primeira mulher a presidir um parlamento estadual no Brasil.

Com o final do regime militar (1985), tem início uma maior participação das mulheres na política. Nas eleições de 1986, seis mulheres foram conduzidas ao mandato de deputada estadual. Na 13ª legislatura (1995/1999), foram eleitas deputadas estaduais 11 mulheres, o maior número da participação feminina na história do Parlamento paulista até agora, lembrando que, no pleito de 3/10/2010, foram eleitas dez mulheres para ocupar mandato na Assembleia do Estado de São Paulo.

A seguir, o professor Humberto Dantas, cientista político e superintendente da Fundação Mario Covas, discorreu sobre o tema Marketing e Estratégia de Campanha para Mulheres.

Na segunda parte, ainda no primeiro dia do curso, a deputada Célia Leão (PSDB) apresentou a questão das cotas para mulheres nos partidos políticos e, na sequência, o professor-doutor Fernando Coelho palestrou sobre Políticas Municipais: estratégias e atuação.

Para a deputada, é recente o acesso das mulheres à participação na política. Segundo Célia Leão, isso ocorre porque "a elas eram negados os principais direitos políticos como, por exemplo, votar e se candidatar".

Durante o segundo dia do curso, o jornalista e apresentador de TV e rádio Marcel Naves abordou o treinamento de mídia, conhecido como media training " instrumento de comunicação em que o porta-voz é preparado para ter sucesso ao enfrentar a imprensa.

A Fundação Konrad Adenauer tem presença no Brasil desde 1969, e possui escritórios no Rio de Janeiro e em Fortaleza. O público-alvo dos eventos e publicações da Fundação Konrad Adenauer no Brasil é composto por líderes políticos, sociais e acadêmicos " intelectuais, jornalistas e membros de organizações.

O Instituto do Legislativo Paulista é um centro multidisciplinar de estudos, capacitação e discussão de políticas públicas. O ILP tem a finalidade precípua de subsidiar os trabalhos parlamentares e ações legislativas na área de políticas públicas.

alesp