Comissão de Saúde promove ato de apoio a pesquisador

Médico foi processado por ter publicado artigo sobre os malefícios do amianto
20/03/2012 19:51

Compartilhar:

Marcos Martins, presidente da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/ComSaude20mar12Marco.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eliazer João de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/ComSaude20mar12MarcoEliazerJoaoDeSouza.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hermano Albuquerque de Castro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/ComSaude20mar12MarcoHermanoAlbuquerqueDeCastro.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta terça-feira, 20/3, da Comissão de Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/ComSaude20mar12Marco3.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/ComSaude20mar12Marco2.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Marcos Martins (PT), promoveu ato de apoio aos pesquisadores em sua reunião desta terça-feira, 20/3, na Assembleia Legislativa. O médico sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz, Hermano de Castro Albuquerque, que foi interpelado judicialmente pelo Instituto Brasileiro de Crisotila, pelas suas pesquisas e divulgações contrárias ao uso do amianto, recebeu apoio dos parlamentares e integrantes de entidades que condenam o uso deste produto.

Além de "extemporânea", Albuquerque considerou a medida judicial "esdrúxula". Primeiro, porque a interpelação se deu após quatro anos da publicação do artigo científico, e também porque ele afirmou ser apenas um intérprete de dados levantados pelo Datasus, órgão ligado ao Ministério da Saúde, que afirmou ter havido, num período de 23 anos, mais de 3 mil mortos de mesotelioma (tipo de câncer que ocorre nas camadas mesoteliais da pleura e outros órgãos). Ele trouxe detalhes dos malefícios trazidos pela exposição ao amianto, que atinge não apenas os operários, mas também a população.

Martins lembrou que desde 2007 o Estado de São Paulo proíbe a comercialização e manuseio deste produto. O parlamentar louvou o trabalho do pesquisador e reforçou sua posição de que o desenvolvimento tem de ser sustentável.

Na apreciação da pauta, foram aprovados requerimentos do deputado Gerson Bittencourt (PT), de convocação dos administradores regionais do Hospital Geral Santa Marcelina do Itaim Paulista e do Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba, para que eles prestem esclarecimentos sobre os motivos que levaram à redução ou fechamento dos serviços de atendimento à saúde dos referidos hospitais.

Foram aprovados, ainda, pela comissão, a instituição da "Semana de Conscientização e de Combate ao Câncer dos Testículos", projeto de José Bittencourt (PSD), e do "Dia Estadual da Conscientização da Cardiopatia Congênita", projeto de Heroilma Tavares (PTB). Proposta de Luis Carlos Gondim (PPS), de encaminhar moção à presidenta da República para que a mesma determine realização de estudos visando a implantação de uma Rede de Atenção Oncológica Vaga Zero também foi aprovada.

Além dos citados, participaram da reunião os deputados do PSDB, Analice Fernandes, Celso Giglio e Carlão Pignatari; do PT, Edinho Silva e Gerson Bittencourt; do PV, Ulysses Tassinari; do DEM, Edmir Chedid; e do PMDB, Itamar Borges.

alesp