Seminário debate empreendedorismo


15/04/2004 21:18

Compartilhar:

Seminário Empreendedorismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Seminario  A15abr04  C.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

"Temos que contribuir para descentralizar o desenvolvimento do Estado, verificando as potencialidades de cada região, estimulando a competitividade e promovendo infra-estrutura social adequada", declarou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo, ao abrir o seminário Empreendedorismo: a tecnologia a serviço das micro e pequenas empresas, na manhã desta quinta-feira, 15/4.

O objetivo do seminário foi preparar a inauguração do Espaço de Tecnologia, instalado nas dependências da Assembléia Legislativa, visando a uma maior aproximação entre o conhecimento acumulado pelos pesquisadores, através Instituto Paulista de Tecnologia (IPT) e os representantes da sociedade paulista.

Neste sentido, Beraldo ressaltou que "precisamos de ações articuladas e o Espaço de Tecnologia vai ajudar muito, especialmente através de ações integradas". E acrescentou: "É o encontro para a inovação, buscando o desenvolvimento auto-sustentado".

Para o diretor do IPT, Guilherme Ary Plonski, a inauguração do Espaço marca um encontro entre a comunidade e a Casa da Democracia. "Não somos uma torre de marfim, mas parte da sociedade e nossa cooperação vai intensificar e vigorar o processo legislativo, especialmente através do Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentado", frisou, elencando três elementos basilares para o Espaço: o foco: identificando temas de interesse da comunidade e pesquisadores; a neutralidade: ouvindo as várias opiniões sobre temas polêmicos que podem ser trazidos ao Parlamento; e o prazer: levando parlamentares e pesquisadores a uma cooperação mútua, identificando problemas e buscando soluções.

"Esse espaço servirá para a divulgação da grande pesquisa tecnológica que vem sendo realizada no Estado de São Paulo", opinou o representante do Executivo estadual, Luigi Maximo Bianchi.

A presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia, deputada Célia Leão (PSDB), ressaltou que "a tecnologia ajuda na construção da justiça e da igualdade, gerando mais empregos e renda, visando à melhoria de nossa sociedade".

Opinião corroborada pelo deputado Waldir Agnello (PTB), presidente da Comissão de Economia e Planejamento do Parlamento paulista. Para ele, "a pesquisa traz conhecimento e o conhecimento traz oportunidades; a expectativa é que essas oportunidades nos tragam bem-estar com geração de renda, emprego e trabalho".

Prumo e Progex

Dois produtos desenvolvidos pelo IPT foram apresentados aos participantes do seminário: o Projeto de Unidades Móveis de Atendimento Tecnológico (Prumo) e o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex).

O Prumo se constitui de veículos dotados com equipamentos laboratoriais e portáteis, operados por um engenheiro e um técnico que vão até a Fábrica, dando atendimento tecnológico de curto prazo. Desde sua ativação, em março de 1999, até março deste ano, foram feitos 520 atendimentos e 972 diagnósticos, tendo como resultado a melhoria da qualidade dos produtos das empresas que solicitaram o apoio do IPT, além da redução dos custos, aumento da produtividade e lucratividade, inclusive com o treinamento local de mão-de-obra. "O Prumo atua nos problemas mais imediatos, na base", explicou Vicente Mazzarella (IPT).

Já o Progex atua dando apoio tecnológico para adaptar um produto para atender às exigências do mercado, implicando também na melhoria da qualidade, na redução dos custos, na pré-qualificação do produto para certificação, além do design e da adequação de embalagem. "São as barreiras técnicas que, gradativamente, substituem as barreiras tarifárias", destacou Mari Tomita Katayama (IPT).

No período da tarde acontece a visita às unidades móveis do Prumo, que estão no estacionamento dos deputados, além da visita à exposição de vários produtos que contaram com o apoio tecnológico do IPT, expostos no salão nobre Waldemar Lopes Ferraz.

alesp