Notas de Plenário Jovem 4


24/11/2006 19:39

Compartilhar:

Neivetom Oliveira Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Neivetom Oliveira Silva0002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Henrique da Silva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/luiz silva.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mireli de Souza Narvaes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Mireli Navaes0002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eric Bisognini Camargo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/eric camargo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Trabalho para os presos

Luiz Henrique da Silva (Partido da Segurança Pública), de 14 anos, aluno da EMEF Complexo Educacional, do município de Terra Rocha, apresentou o PL 93, que propõe mudança no sistema carcerário do Estado.

Ele afirma "ser de extrema importância mudar o sistema carcerário, pois o modelo atual, em vez de servir para a reabilitação dos cidadãos para a vida em sociedade, acaba por formar criminosos muito mais cruéis". Diz ainda que a idéia surgiu na escola em debates com a professora e, em casa, com os pais. "De tanto assistir a estas rebeliões do PCC, tive a idéia de mudar a situação, para que os presos não fiquem em celas, mas trabalhem. Só assim eles aprenderão a ser úteis e poderão voltar para a sociedade." O jovem deputado, que pretende ser policial, afirma ser contrário à diminuição das penas.

Recompensa para bons motoristas

O PL 90 foi apresentado pelo aluno Eric Bisognini Camargo (Partido da Segurança Pública), de 13 anos, estudante do Colégio Harmonia, de São Bernardo do Campo. Seu projeto propõe desconto na taxa do IPVA para aqueles motoristas que não incorrerem em multas durante o ano.

Eric conta que foi incentivado pela professora Maria José e pela coordenadora Valéria a participar do projeto, e que até então não entendia muita coisa do assunto: "Quando comecei a trabalhar no projeto, percebi que deveria haver a concessão de uma espécie de bônus aos bons motoristas. Isso ajudaria a melhorar o trânsito". Para Eric, a educação no transito passaria a ser motivada pela recompensa, e não pelo medo da multa.

O deputado ainda não tem certeza da carreira que irá escolher, mas reconhece que a experiência da participação no Parlamento Jovem fez com que descobrisse que gosta muito de política.

Freqüência eletrônica nas escolas

Aluno da EE Oswaldo Luiz Sanches Toschi, de Praia Grande, o deputado jovem Neivetom Oliveira Silva (Partido da Educação), de 14 anos, apresentou o PL 40, que propõe a instalação de controle eletrônico de entrada nas escolas da rede pública.

Segundo o jovem Neivetom, o projeto se baseou na sua experiência e na visão de que as escolas particulares que contam com o controle eletrônico têm melhor nível de segurança do que a rede pública. "O controle eletrônico também seria importante também para fiscalizar o Bolsa-Família e acabar com as fraudes. Todas as informações seriam atualizadas rapidamente e incluiriam até mesmo os horários de entrada e saída dos alunos na escola."

Neivetom afirma ainda que o controle tornará possível impedir o ingresso de pessoas estranhas na escola, os verdadeiros responsáveis pelos casos de violência. O parlamentar elogia ainda o projeto Escola Família, do qual faz parte, dizendo que o lazer monitorado nos fins de semana ajuda a tirar as crianças da rua e do perigo.

Práticas ambientais devem ser ensinadas desde o ensino fundamental

A deputada jovem Mireli de Souza Narvaes (Partido da Educação), de 13 anos, aluna da EE Porfírio Pimentel, de Macaubal, propôs a inclusão da disciplina Práticas Ambientais na grade curricular do ensino fundamental. A idéia do projeto surgiu com a observação do descaso da população em relação às matas e à destinação do lixo. Para Mireli, é preciso educar as pessoas desde cedo, por isso a inclusão da matéria já no ensino fundamental. "As crianças precisam aprender o que é desenvolvimento sustentável e como preservar a natureza."

Mireli já decidiu ser médica e, para isso, estuda muito e participa do projeto Escola Família em várias atividades, considerando-as muito importantes para sua vida.

alesp