Presidente da Assembleia participa do lançamento da nova Marginal Tietê


04/06/2009 21:45

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O governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab assinaram o termo de início das obras <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/NovaMarginal Tiete - MAU_3261.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marginal Tietê vai ganhar mais seis pistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/NovaMarginal Tiete.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz participa do lançamento da nova Marginal Tietê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/tieteMAU_3289.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dilma Pena, Gilberto Kassab, José Serra, Alberto Goldman, Mauro Arce e Eduardo Jorge <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/NovaMarginal Tiete - MAU_3294.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, participou nesta quinta-feira, 4/6, do lançamento das obras da nova Marginal Tietê, no Palácio dos Bandeirantes. O governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab assinaram o termo de início das obras e serviços referentes às intervenções viárias, paisagísticas e de saneamento que vão dar nova fisionomia às margens do rio. O orçamento do conjunto das intervenções totaliza R$ 1,3 bilhão.

A cerimônia teve a participação do vice-governador Alberto Goldman, do secretário dos Transportes, Mauro Arce, da secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, e do secretário municipal do Verde, Eduardo Jorge. Estiveram presentes também os deputados João Caramez e Orlando Morando, ambos do PSDB.



Marginal Tietê terá mais seis pistas, além de um parque linear de com 75 quilômetros



Segundo o governador José Serra, a Marginal do Tietê receberá mais seis faixas, quatro novas pontes e três viadutos. As intervenções viárias abarcam aproximadamente 24 quilômetros. Parte dos investimentos, cerca de R$ 200 milhões, será bancada pelas concessionárias que operam as rodovias Airton Senna, Anhanguera e Bandeirantes. O restante será custeado com recursos do Tesouro. "A particularidade desta obra é que estamos alavancando o investimento de concessionárias", sublinhou Serra, acrescentando que o projeto deve criar 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.

"Nossa expectativa é que a fluidez na marginal aumente em 35%. Temos um sistema viário que precisa funcionar e esta obra, em conjunto com as que estão acontecendo no Rodoanel, vai melhorar muito o trânsito." O governador acrescentou que ninguém tem a visão de que o trânsito de São Paulo será resolvido com obras viárias. "Na verdade, o trânsito somente será equacionado com investimentos em transporte coletivo, setor para o qual programamos investimentos de R$ 120 bilhões até 2014."

Um outro aspecto do projeto é a preocupação com a questão ambiental. O governador José Serra destacou que serão gatos mais de R$ 50 milhões a título de compensações ambientais.

"Vamos verdejar a cidade com 83 mil árvores e criar um parque linear com 75 quilômetros, que será um dos maiores do mundo."



Ambientalmente correto



Os detalhes do projeto referentes ao paisagismo e a arborização foram elogiados pelo secretário municipal do Verde, Eduardo Jorge. O plantio envolve ao todo 160 mil árvores nas áreas de várzea. "O projeto tem uma importante adaptação às exigências de combate às mudanças climáticas. Ele mostra que é possível fazer obras com ganho econômico e segurança ambiental", disse.

Eduardo Jorge informou que sua secretaria fixou 26 determinações de caráter ambiental para que as obras sejam executadas. "Vamos agora fiscalizar uma a uma", garantiu o secretário. Ele disse também não ter conhecimento de um parque linear nos porte do que foi anunciado.



Qualidade de vida



A secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, apresentou alguns pontos do programa Várzea do Tietê. Segundo ela, o projeto vai mudar a qualidade de vida e a paisagem da área leste da Região Metropolitana de São Paulo. Ela detalhou as fases das obras de combate às enchentes e enumerou algumas ações para que se conserve a várzea preservada. Segundo a secretaria, o conceito é recuperar as áreas de várzea com ações de controle sobre os 200 metros das margens, respeitando no mínimo 50 metros de cada lado.

Dilma Pena explicou que as obras de saneamento envolvem uma área total de intervenção de 107 quilômetros, onde estão inseridos os 75 quilômetros do parque linear. Devem ser construídos 33 núcleos de esporte e lazer ao longo dessas áreas. A secretaria disse que o objetivo é recuperar a função ambiental da várzea, assegurar o controle de cheias à jusante e atender as necessidades de lazer e de turismo.

As obras que integram o projeto devem demorar de oito a dez anos para serem concluídas. Elas vão requerer a remoção de um total de 3 mil pessoas que vivem na várzea do rio, nas cidades de São Paulo e Guarulhos. Já a população beneficiada será de mais de 2 milhões e habitantes.



Parceria



O prefeito Gilberto Kassab falou da importância do trabalho conjunto entre município e Estado nas áreas educacional, técnica, de saneamento e viária e que permitirão avançar na melhoria transporte público e particular na cidade de São Paulo.

Kassab avalia que as obras anunciadas nesta quinta-feira são complementares a uma série de ações conjuntas entre prefeitura e governo estadual que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores de São Paulo. Ele acredita que as obras na via marginal vão permitir que o 1,2 milhões de acessos diários tenham mais fluidez.

alesp