CPI das Ferrovias deverá acompanhar operação Fora dos Trilhos


23/02/2010 20:16

Compartilhar:

Reunião da CPI que apura a situação do sistema ferroviário no Estado de São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/cpiferroviasgeralMAC 01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Operação Fora dos Trilhos é tema da CPI das Ferrovias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/cpiferroviasDEPSMAC 03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinícius Camarinha, presidente da CPI das Ferrovias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/cpiferroviasCAMARINHAMAC 04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de deliberar sobre vários assuntos, a CPI que apura a situação do sistema ferroviário no Estado de São Paulo realizou reunião nesta terça-feira, 23/2. Foi deliberado que serão providenciados, pelos integrantes da CPI, requerimentos para obtenção da cópia do inquérito realizado pela Polícia Federal (denominado "Fora dos Trilhos") para que possa ser aprofundado o conhecimento dos integrantes da comissão sobre o assunto, além da solicitação do acompanhamento de seus membros a eventuais diligências da Polícia Federal. Também ficou decidido que haverá a reconvocação do presidente da Agência América Latina Logística (ALL), Bernardo Hees, para o esclarecimento do detalhamento da malha ferroviária paulista.

O presidente da CPI, deputado Vinícius Camarinha (PSB), informou que o jornal "O Estado de São Paulo" publicou, em versão digital, no dia 10/1, uma reportagem abrangente sobre o assunto, denominada "Malha ferroviária mal utilizada faz governo rever concessões".

Na matéria, foi registrado que "a má utilização da malha ferroviária brasileira levou o governo a manifestar interesse em rever concessões. E que, 12 anos depois de iniciadas as privatizações do setor, o Brasil se prepara para pôr em prática um novo acordo geral no setor ferroviário, baseado em um uso mais racional da malha atual, assim como extensão dos prazos de concessão das empresas".

As mudanças começaram a ser pensadas a partir de um estudo sobre a ocupação das estradas de ferro no país, que deverá resultar num mapeamento das ferrovias consideradas viáveis, além de levantamento dos trechos que não se encontram em operação.

Também estiveram presentes à reunião os deputados Davi Zaia (PPS), Mauro Bragato (PSDB), Edson Giriboni (PV) e Hamilton Pereira (PT).



Foi definido que a próxima reunião será no próximo dia 3/3.

alesp