Homenagem aos engenheiros agrônomos


19/10/2010 23:56

Compartilhar:

Arlei Arnaldo Madeira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/SolEngAgronomoZED3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz conduz sessão solene em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrônomo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/SolEngAgronomoZED2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo da Rocha Camargo, Arlei Arnaldo Madeira, Barros Munhoz, Fernando Penteado Cardoso e Guilherme Campos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/SolEngAgronomoZED.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Conduzida pelo deputado Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa, foi realizada nesta segunda-feira, 18/10, sessão solene em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrônomo. A data é alusiva à primeira regulamentação da profissão, em 12/10/1933.

As autoridades presentes, o secretário-adjunto de Emprego e Relações de Trabalho, Carlos Nabil Ghobril, diretores e coordenadores de vários órgãos governamentais ligados à agricultura, ex-secretários de Agricultura do Estado e outros representantes de entidades da categoria, destacaram o Brasil como expoente mundial na produção agrícola e a importância do engenheiro agrônomo na implantação de tecnologia que possibilitou ao país atingir esse status.

Entre os números destacados por parte dos oradores está o total de formandos nas 22 faculdades estaduais. São 1.750 recém-formados que ingressam anualmente em um mercado de trabalho que emprega 15 mil profissionais para o atendimento de 350 mil propriedades rurais no Estado.

Durante a cerimônia usaram da palavra Luiz Carlos Guedes, engenheiro-agrônomo do ano (2010); o ex-ministro da Agricultura no governo Lula e atual vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil; o deputado federal Guilherme Campos (PFL/SP); o presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, Arlei Arnaldo Madeira; o ex-secretário de Agricultura do Estado, Fernando Penteado Cardoso; e o deputado José Zico Prado (PT).

Barros Munhoz, que foi secretário estadual da Agricultura e ministro da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária no governo Itamar Franco, reafirmou sua crença na agricultura como eixo principal no desenvolvimento do país e disse que é necessário valorizar o engenheiro agronômo, profissional que se destaca pela dedicação e competência. "Sou um admirador desta classe profissional".

Antes de encerrar a sessão, o presidente entregou uma placa comemorativa à Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo.

alesp