Pastores fazem homenagem às vítimas dos atentados nos Estados Unidos

Para líderes evangélicos, conflito não tem caráter religioso, mas é uma guerra contra o terrorismo
08/10/2001 19:10

Compartilhar:


DA REDAÇÃO (com fotos)

Por iniciativa do Conselho Nacional de Pastores do Brasil (CNPB), realizou-se nesta segunda-feira, 8/10, na Assembléia Legislativa de São Paulo, uma cerimônia pela paz e em solidariedade às vítimas dos atentados terroristas nos Estados Unidos. Na abertura, a cantora Assíria Nascimento, mulher de Pelé, interpretou o Hino Nacional brasileiro e a música God Bless America, uma das canções-símbolo da nacionalidade americana.

A solenidade foi presidida pelo presidente do CNPB, bispo Manoel Ferreira, da Assembléia de Deus, e contou com a participação da deputada Edna Macedo (PTB). Diante de uma platéia formada por cerca de 300 pastores, de nove denominações cristãs, Ferreira afirmou que os ataques dos Estados Unidos e da Inglaterra ao Afeganistão não fazem parte de uma guerra religiosa, mas da luta contra o terrorismo. Segundo ele, os muçulmanos são "servos de Deus" e não podem ser vistos indiscriminadamente como terroristas.

Para o presidente do CNPB, Bin Laden faz "uma espécie de chantagem" ao querer dar um caráter religioso ao conflito. O bispo citou trecho do Alcorão que contém condenação ao suicídio, em referência ao fato de os terroristas terem sacrificado a própria vida para executarem os atentados, e ressaltou a responsabilidade dos pastores, "que lideram grandes igrejas", de levarem suas comunidades a rezar pela paz e pelos povos atingidos pela guerra. "O momento é tenso, mas não há razões para o desespero", disse Manoel Ferreira.

De acordo com Assíria Nascimento, "é importante que o povo evangélico se coloque ao lado dos cristãos e não-cristãos americanos e interceda a Deus pela paz". Ela destacou que se sente particularmente solidária com a população americana. "Vivi muitos anos nos Estados Unidos e tive minha filha lá, por isso é como se fosse minha segunda pátria", afirmou.

alesp