Deputado dá apoio a agricultores da região de Presidente Prudente com problemas no Banco da Terra


13/11/2007 11:23

Compartilhar:

Deputado Mauro Bragato durante reunião com agricultores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/BRAGATO  AGRICULTORES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Mauro Bragato

Nesse fim de semana, o deputado Mauro Bragato (PSDB) reuniu-se na Câmara de Vereadores de Santo Expedito, região de Presidente Prudente, com representantes de diversas associações de agricultores, para conversar sobre as dificuldades pelas quais os trabalhadores estão passando em relação ao projeto Banco da Terra.

Ele ouviu, durante o encontro, as principais queixas dos trabalhadores: os problemas que eles vêm enfrentando junto ao Banco do Brasil e ao Governo Federal. As associações têm uma dívida muito grande relacionada à compra de terra, que hoje é impossível de ser quitada, segundo eles, tendo em vista a "pequena produção e os juros altos cobrados pelo banco sobre o valor das parcelas". Alguns agricultores reclamaram que já tiveram seus nomes inscritos no Serasa e no SPC, em razão das dificuldades e da falta de apoio.

Bragato se colocou inteiramente à disposição para tentar intermediar uma solução. Ele destacou a necessidade da união e do envolvimento de mais associações que estejam na mesma situação para facilitar as negociações. O parlamentar deverá marcar audiência na Secretaria de Justiça e no Itesp, para solicitar apoio do governo do Estado, tendo em vista a situação crítica em todo o Estado de São Paulo.

A reunião contou com a participação de mais de 70 pessoas, entre elas os presidentes das Associações do Sistema Agrovila Expeditense Municipal, José Freire dos Santos "Gordinho", dos Agricultores Familiares de Tarabaí, Daniel Wenceslau de Souza, e dos Agricultores Familiares de Narandiba, José Vicente de Paula. Somente essas três entidades representam mais de 180 famílias. Também estiveram presentes o presidente da Câmara, Valfrido Cauneto, e o prefeito de Santo Expedito, Carlos Alberto Florentino.

O Fundo de Terras e da Reforma Agrária - Banco da Terra, foi criado por lei promulgada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1998. A finalidade do fundo era financiar programas de reordenação fundiária e de assentamento rural, o que permitiria ao agricultor comprar a terra, por intermédio de associações, e com o apoio do governo teriam condição de produzir e se manter no seu pedaço de terra.

mbragato@al.sp.gov.br

alesp