Vera Ojuara traduz suas obras com clareza, transformando-as em documento objetivo

Acervo Artístico - Emanuel von Lauenstein Massarani
02/02/2005 14:00

Compartilhar:

Vera Ojuara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Vera Ojuara.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com uma simplicidade descritiva e uma consciência artística escrupulosa que nada concede à improvisação, Vera Ojuara traduz suas obras com clareza num documento objetivo que não confia tão somente à sugestão emotiva. Sua pintura é viva, expressiva e permeada de um realismo sintético. Suas obras possuem um acentuado cromatismo e uma luminosidade vibrante. Seus personagens palpitam além dos limites do quadro, na vida e na consciência de quem as observa.

A composição gráfica aparece como uma estrutura de meditada elaboração e se ressente da tensão que a artista opera sobre a matéria para dobra-la a suas próprias exigências. Entendido como meio de busca e pesquisa, o seu desenho está na base de sua atividade artística que usa o traço numa função descritiva mas também de síntese simbólica para fixar imagens de nossa terra e de nossa gente.

O contorno de seus desenhos é estrito e acentuado, plasma os volumes que reúnem um cromatismo forte e diversificado. Vale salientar que o desenho para a artista torna-se uma livre invenção poética e um instrumento de descoberta.

"Baianas" e "A luta pelo verde", obras doadas ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista, não constituem mera contemplação lírica mas o resultado de reflexões sobre a vida hodierna brasileira.



Artista

Vera Ojuara nasceu em 1946 em São Paulo. Iniciou suas atividades artísticas aos 15 anos de idade. Teve como mestres João Suzuki, Pedro Alzaga e Laerte Galesso. Ministra aulas de pintura a óleo e acrílica em seu atelier. Interessou-se também por pintura em seda através da professora Denise Princel, com quem aperfeiçoou várias técnicas.

Participou de várias exposições pelo Brasil, entre elas: I e II Exposição de Artes da Academia Brasileira de Artes (1988 e 1989); XXIV, XXVI e XXXVII Salão Feminino do Rio de Janeiro da Sociedade de Belas Artes (1988, 1990 e 2001); IV Encontro Fluminense de Artes, RJ (1988); III Salão de Artes Plásticas da Base Aérea do Galeão, RJ; Academia Brasileira de Artes; XIX Salão "Baptista da Costa", Petrópolis, RJ; VIII e IX Salão de Arte Contemporânea de São José do Rio Preto SP; XIII, XV, XXI e XXV Salão da Paisagem, Sociedade Brasileira de Belas Artes, RJ (1989, 1991, 1997 e 2001); Salão de Abril, Franca, SP (1989 e 1990); XXII Salão da Marinha do Brasil, RJ (1989, 2000 e 2001); IV Salão "Professor José Maria de Almeida", Sociedade Brasileira de Belas Artes, SP; I Salão de Artes Plásticas de Santo Amaro, SP; Salão de Artes Plásticas de São Lourenço, MG (1990, 1991, 1997, 2000 e 2001); XXIV e XXV Salão de Artes Plásticas de São Lourenço, Casa da Cultura Sociedade Brasileira, São Lourenço, MG (1990 e 1991); Salão da Primavera, Sociedade de Brasileira de Belas Artes RJ (1990, 2000 e 2003); I Salão Ecoarte, RJ (1992); Salão Interno de Artes, Abra galeria de Artes (1994).

Suas mostras no exterior, foram as seguintes: Salon International DÁrt Contemporain, "Artuel Beyrouth 2000", Beirute, Líbano (2000); International Artexpo New York, Jacob K. Javits Convencional Center, Nova York, EUA (2001); "Iindex 2001", World Trade Center, Dubai, Emirados Árabes (2001); Internatinal Conference Center, Cairo, Egito; - Palácio Presidencial, Praga, República Tcheca (2002); "Geneve Palexpo", Genebra, Suíça; "Brasilianischer Kunst", Gütersloh, Alemanha (2003); "Brasilianischer Kunst", Friedrichschafen, Alemanha (2004).

Recebeu inúmeras medalhas e menções honrosas, tanto no Brasil, quanto no Exterior e recentemente a medalha de mérito artístico e cultural outorgada a ela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História do Estado de São Paulo nas técnicas de pintura a óleo, acrílica, aquarela e pastel.

alesp