Presidente do TJ toma posse como governador interino


02/02/2009 20:28

Compartilhar:

O desembargador assume o governo paulista em decorrência do afastamento do vice-governador Alberto Goldman e do presidente do Legislativo paulista, Vaz de Lima, que viajaram a Santiago, no Chile<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/coletiva valim 026 ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Waldir Agnello e Roberto Antonio Valim Bellochi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/POSSE AGNELO E VALIM 093 ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Antonio Valim Bellochi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/coletiva valim 030 ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Waldir Agnello (PTB) concedeu posse ao presidente licenciado do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Roberto Antonio Valim Bellochi, em cerimônia realizada no Parlamento paulista nesta segunda-feira, 2/2.

A medida, prevista pelo artigo 40 da Constituição Estadual, se deve ao licenciamento do governador José Serra, de 30/1 a 8/2, para tratar de assuntos pessoais, e ao licenciamento do vice-governador Alberto Goldman e do presidente da Assembleia, deputado Vaz de Lima, que viajaram oficialmente ao Chile com o objetivo de estreitar as relações comerciais entre os dois países. Bellochi e Agnello estão à frente do Executivo e do Legislativo paulista até quarta-feira, 4/2.



Após a leitura do termo de compromisso de posse como governador interino, o presidente licenciado do Tribunal de Justiça, Roberto Bellochi, rememorou seus 42 anos de carreira e falou do orgulho de participar do "complexo" processo democrático entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. "Chego a este ponto depois de uma vida longa na carreira", enfatizou o governador interino, que saudou seus familiares, colegas de magistratura e funcionários. "Acho que o Tribunal de Justiça dá sua contribuição cumprindo a Constituição do Estado."

Para Bellochi, eleito presidente do TJ em dezembro de 2007 para o biênio 2008-2009, o curto espaço de tempo no cargo não tira a importância do fato. "Espero que o Tribunal de Justiça cumpra seu papel. Espero também que, com o passar desse intervalo, se aprofundem os contatos fundamentais com as forças políticas do maior Estado da América Latina."

Antes da cerimônia de posse, o governador interino afirmou, em entrevista concedida na Presidência da Assembleia, que pretende dar sequência ao governo de José Serra. "Mas se precisar tomar alguma decisão, ela será tomada".

Nesta terça-feira, 3/2, às 18h, o governador participará da solenidade de abertura do Ano Judiciário e da comemoração dos 135 anos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O evento acontecerá no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça, na Praça da Sé, e será comandada pelo presidente em exercício, desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares, vice-presidente do órgão.



Transferência de cargos



O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Waldir Agnello, lembrou que, neste ano, essa é a segunda vez que ocorrem as transferências dos cargos de governador e presidente do Legislativo paulista.

Em 8/1, o presidente efetivo da Casa assumiu o cargo de governador após as licenças de José Serra e Alberto Goldman. O governador havia viajado para Nova York para tratar de assuntos de interesse público, e seu vice, para a Costa Rica, onde assinou convênio de cooperação institucional entre o Instituto Costarricense de Acueductos y Alcantarillados (AYA) e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

"Novamente a Assembleia cumpre o seu papel perante a Constituição", enfatizou Agnello.

Participaram da cerimônia de posse o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, o 2º secretário da Assembleia, Edmir Chedid, o presidente interino do Tribunal de Justiça e demais autoridades do Estado.

alesp

Av. Pedro Alvares Cabral, 201 São Paulo · CEP 04097-900 · PABX 3886-6000