Novos cursos da Unesp para Tupã e Dracena


14/03/2012 19:02

Compartilhar:

Donadelli, Bragato, Telma Tulim e Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/MAUROBRAGATOUNESPu.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Mauro Bragato (PSDB), membro da Comissão de Educação da Assembleia, participou nesta terça-feira, 13/3, da assinatura do projeto de lei que será enviado pelo governador Geraldo Alckmin à Assembleia, criando novos cursos na área de engenharia da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) em nove cidades paulistas. Os cursos serão implementados entre os anos de 2012 e 2014. Bragato, que é um batalhador das questões da educação e do ensino técnico, confirma que para a região da Alta Paulista serão dois novos cursos: Dracena - Engenharia Agronômica (40 vagas) e Tupã - Engenharia de Biossistemas (40 vagas).

O cronograma de implantação terá como base o trabalho conjunto da Comissão de Expansão da Unesp e da Assessoria de Planejamento Estratégico (APE), que ouvirá os diretores e coordenadores executivos das unidades sobre as demandas de cada curso. Segundo a Unesp, a prioridade à área das engenharias levou em conta estudo publicado em 2010 pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI)- "A Formação de Engenheiros no Brasil: Desafio ao Crescimento e à Inovação". Ainda segundo a Unesp, dados da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), de 2007, já demonstravam que, dos egressos de cursos de nível superior, 35% são de cursos de engenharia na China; 25% na Coreia do Sul; 14% no México e 7% na Argentina. No Brasil, de acordo com o MEC em 1999, apenas 5,9% dos formandos eram engenheiros. Em 2008, esse número caiu para 5%.

Autoridades de Tupã, o prefeito Waldemir Lopes, o vice-prefeito César Donadelli e a vereadora Telma Tulim, participaram com Bragato na assinatura do projeto de lei.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp