Prefeito de Limeira reivindica verba para infra-estrutura viária

Audiência Pública em Limeira
22/08/2005 13:29

Compartilhar:

Zilda Guerra, da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/limeiraProfa.ZildaGuerra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência pública que acontece na Câmara Municipal de Limeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/limeira aud 055.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório da 9ª reunião realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/limeiraauditorio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A mesa da audiência pública que acontece na Câmara Municipal de Limeira, a 9ª realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa, é composta dos deputados Enio Tatto (PT), vice- presidente da comissão, José Caldini Crespo (PFL), presidente da CFO, Edmir Chedid (PFL), relator do orçamento, Waldir Agnello (PTB), do prefeito do município, Silvio Félix da Silva (PDT), e da presidente da Câmara de Limeira, Elza Tank (PTB).

Crespo afirmou que o objetivo da reunião é debater o orçamento, conforme estabelece o artigo 174 da Constituição estadual, de forma regionalizada. "A marca principal das audiências tem sido garantir a participação de todos que desejarem se manifestar", ressaltou. Lembrou ainda que muitos cidadãos têm reclamado de que se pronunciaram em outros encontros e não obtiveram retorno dos pleitos. "Por isso, estamos recolhendo todas as sugestões por escrito", informou.

Prefeito reivindica verbas para anel viário

O prefeito Silvio Félix da Silva afirmou que é preciso saber administrar, equilibrando gastos dentro de uma política sem demagogia. "Nosso orçamento é de 235 milhões de reais para uma população de quase 300 mil habitantes. O ideal é 1.000 reais por habitante, ou seja, estamos longe do valor necessário para cumprir a agenda social. Por isso, precisamos da participação do Estado, principalmente para a infra-estrutura viária", disse Félix, que reivindicou verba para um anel viário e aprovação da criação de nova vara judicial na cidade.

Diante de um público de aproximadamente 120 pessoas, a presidente da Câmara, Elza Tank, destacou a importância de se construir em sua cidade um hospital voltado ao atendimento da mulher. A vereadora Nilce Segalla pleiteou a instalação de uma unidade de comando militar em Limeira, citando o porte da cidade como justificativa.

Zilda Guerra, da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo, protestou contra a política salarial aplicada pelo governo do Estado. "A nefasta aplicação de seguidas gratificações só engana o professorado, prejudicando o aposentado que não tem direito ao benefício", reclamou a professora, apontando também o descaso com a saúde dos idosos por parte do Estado.

Obras na cidade e Unicamp

Recursos para obras na cidade, principalmente as que se referem às estradas rurais, foi o pedido do secretário de Obras de Limeira, René Soares. Ele falou também sobre a importância de um acesso específico para a rodovia Anhangüera, necessário para desviar o trânsito pesado do centro do município.

Outra demanda apontada por alguns participantes foi a instalação de um campus da Unicamp em Limeira. O professor Giocondo Negro Filho disse que já existe área e projeto da própria universidade para essa finalidade, mas enfatizou que é preciso o Estado se incumbir do custeio permanente. Pedro Eliseu apoiou o pedido do campus e também solicitou o anel viário.

Dalva Radesk, do Sindicato dos Bancários de Limeira, apontou a difícil situação do Hospital de Oncologia local que atende cerca de 800 pacientes, enquanto o Estado custeia a metade desse número. Falou sobre a falta de programa de atendimento a usuários de drogas. Para outros setores, como educação e segurança, pediu novos telhados e mobiliários para as escolas estaduais e unidade de policiamento anti-seqüestro voltado ao desmantelamento de quadrilhas que atuam em Limeira.

O secretário de Cultura de Limeira, José Farid Zaine, reivindicou mais incentivos para a cultura em geral, bem como para programas desenvolvidos em Limeira, como o Festival Nacional de Teatro. Zaine pediu verbas para o restauro do prédio que abriga a secretaria, Palacete Levi, erguido há 121 anos.

Outro secretário municipal, o da Saúde, também se pronunciou. Fausto de Paula discursou a respeito da falta de medicamentos. A solução para ele é a implantação de uma central de medicamentos do Estado. "Com a queda do poder aquisitivo, várias pessoas recorrem à Unidade Básica de Saúde. O ônus fica todo com o município, inclusive o de medicamentos de alto custo, de competência do Estado", afirmou.

José Maria Menezes sugeriu recursos para a implementação de exames de acuidade visual nos estudantes da rede pública e Isabel Cândido quer a criação de um Núcleo de Atendimento Integral, voltado à assistência de crianças e adolescentes.

Cidades da região

Representantes de outros municípios também se pronunciaram. A vereadora Fátima Celin, de Cordeirópolis, pleiteou a duplicação da estrada que liga sua cidade a Limeira. Sobre os assentados em seu município, após a reforma agrária feita no governo Covas, a vereadora afirmou que as famílias se encontram em total abandono. Fátima ainda protestou contra o processo de privatização da Nossa Caixa, segundo ela, o único banco estadual de São Paulo.

Em nome da Clínica Saião de Araras, Alessandra Basaglia, pede atendimento especial para o doente mental, com a criação de um Centro de Atenção ao Doente Mental, diante do crescente número de pacientes com quadros de depressão e stress.

A saúde também é a preocupação do representante de Leme, José Francisco Fantin, uma vez que a Santa Casa daquela cidade arrecada 900 mil reais e gasta 1.130 mil reais, um déficit mensal de quase 250 mil reais.

A vereadora Rita Gimenes, também de Leme, quer a conclusão de estradas de importante ligação daquele município com Araras e com Mogi.

Pronunciamentos finais

Enio Tatto referiu-se à promessa não cumprida do governador acerca da criação de agências de desenvolvimento que, segundo ele, muito ajudariam no planejamento de um orçamento mais justo.

O deputado Waldir Agnello disse que nem todas os pedidos poderão ser atendidos, mas afirmou que não faltará empenho dos parlamentares para isso.

Elza Tank agradeceu a iniciativa da Comissão de Finanças e Orçamento por se deslocar até Limeira, com o objetivo de ouvir os reclamos da região. "Os vereadores sempre ficam como peças jogadas no Estado, mas são eles que representam suas cidades e precisam ser ouvidos".

Ao final, Edmir Chedid informou que levará ao Parlamento todos os pleitos colocados. "Quanto ao anel viário, podemos nos antecipar e levar o pedido à Autoba", afirmou. O relator disse que todas as propostas serão avaliadas.

Sobre o veto às emendas da LDO, Chedid acredita que, por coerência, os deputados vão derrubar o veto e garantir os recursos para educação.

alesp