Solene comemora os 299 anos do primeiro vôo de balão


08/08/2008 17:25

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/SOL BALONISMO GERAL MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/Sol Balonismo MARCOS VILLARES,ILDEUmau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/Sol Balonismo 61 MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/SOL BALONISMO Laurete Godoy MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/Sol BalonismoBRUNO MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/Sol Balonismo bolo MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/Sol Balonismo mesa mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Dia Estadual de Balonismo Bartholomeu de Gusmão foi lembrado na manhã desta sexta-feira, 8/8, em uma sessão solene pedida e presidida pelo deputado Bruno Covas (PSDB), que destacou a marca na história da ciência deixada pelo invento do homenageado. A data comemorativa foi instituída em 1999 pelo então governador Mario Covas, em reconhecimento à contribuição do "Padre Voador".

Em 8 de agosto de 1709 o padre brasileiro Bartholomeu de Gusmão apresentou diante da corte, na Sala das Embaixadas do Palácio Real de Lisboa, um protótipo do primeiro balão de ar quente no mundo. Um teste ao ar livre, com um balão de tamanho real, foi feito em 3 de outubro de 1709, provando que seria possível ao homem voar.

"A conquista do ar sempre foi um anseio de toda a humanidade e o pioneirismo de Bartholomeu tornou isso realidade", afirmou Marcos Villares, sobrinho-bisneto de Alberto Santos Dumont. O ex-secretário da cultura Marcos Mendonça falou sobre a importância de valorizar pessoas que contribuíram para a humanidade através de seus feitos. "Depois da descoberta do balão de ar quente por Bartholomeu, Santos Dumont pôde inventar o avião anos mais tarde", disse.

De acordo com o coronel capelão do IV Comando Aéreo Regional, Paulo Flávio da Silva, Gusmão ainda é um nome pouco conhecido no Brasil. "Ele foi o primeiro a acreditar que o homem poderia voar, seu nome não pode ser esquecido", comentou.

Ao longo da cerimônia, o deputado Bruno Covas e Marcos Mendonça receberam homenagem dos alunos de escolas públicas de São Paulo e Santos nomeadas em homenagem a Bartholomeu Lourenço de Gusmão.

O professor Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia falou da importância de valorizar pessoas como o padre Bartholomeu. "Gusmão olhou o que todos viam, mas somente ele conseguiu perceber que seria possível voar usando o ar quente", disse.

Durante a solenidade, foi lançado o logotipo comemorativo referente aos 300 anos da criação do balão, que serão celebrados no próximo ano. A coordenadora da Comissão 300 Anos do Balão, Laurete Godoy, falou sobre a importância da data e convidou a todos para festejar.

alesp