Chinaglia: TV digital favorece exercício da democracia

TV Assembléia Digital
20/10/2008 22:17

Compartilhar:

Comemoração do lançamento do canal 61 digital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/brinde (6 of 23).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/pres camara arlindo chinaglia (13 of 13).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No evento de inauguração das transmissões do Canal 61, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, manifestou o compromisso de trabalhar pela popularização desse canal de radiodifusão aberta e gratuita, que, segundo ele, representa a conquista do direito à informação por todos os cidadãos e dá início a uma grande rede envolvendo as assembléias legislativas e câmaras de vereadores de todo o território nacional, na Rede Legislativa Nacional de Televisão.

Falando do projeto de que a iniciativa chegue a cada cidade brasileira, Chinaglia considerou que: "Em cada município onde houver uma retransmissora do Canal 61, haverá também uma programação disponível para a população local. Esse é o verdadeiro efeito democratizante da radiodifusão digital. Assim como o acesso à Internet facilitou o acesso à informação e ao conhecimento, a televisão digital e a multiprogramação abrirão a possibilidade de que localidades com poucos habitantes e com escassos recursos possam ter o direito à transparência e ao exercício da cidadania mediante a radiodifusão."

O presidente da Câmara também salientou que a modalidade de multiprogramação oferece vantagem de ordem econômica e de melhor uso do dinhero público: "com um único transmissor, pelo uso compartilhado de infra-estrutura entre os entes parceiros, estamos lançando no ar, não um, mas dois canais de televisão. Dessa forma, o fenômeno da multiprogramação é tambem o da modicidade, o da parcimônia e o da eficiência na gestão do gasto público".

Chinaglia afirmou que é objetivo da Câmara dos Deputados construir grande número de parcerias de forma a chegar a todas as capitais até o ano de 2010 e em todas as cidades acima de 100 mil habitantes até 2014. Nesse sentido, fez questão de fazer especial menção ao presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Vaz de Lima, que segundo ele entendeu e abraçou a causa da operação conjunta.

"A Câmara dos Deputados não quer caminhar sozinha no novo mundo digital. Queremos participar de um grande plano nacional de universalização da televisão pública. O cidadão tem direito à transparência na sua relação tanto com o Poder Legislativo, como com os demais poderes. Ele tem o direito de conhecer as ações de governo tomadas por seus distintos agentes", finalizou Chinaglia.

alesp