20 anos da Constituinte Estadual de 1989 - Expedito Soares : Em defesa da Represa Billings


23/10/2009 16:47

Compartilhar:

Expedito Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/expedito soares.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Como foi defender suas propostas na Constituinte?



Na época da Constituinte eu tive oportunidade de participar de várias comissões. Eu fazia parte de uma bancada de oposição, minoritária naquela época, e o nosso trabalho foi muito difícil. Nós, da bancada do PT, tínhamos que atuar com certa polivalência, correndo de uma comissão para outra, apresentando várias emendas, seja de recursos hídricos, seja na questão de tributos ou daquelas onde havia participação popular. Enfim, na época, tínhamos várias propostas.

Mas foi um momento ímpar. Eu vi deputados chorarem aqui neste plenário: uns de raiva, outros de decepção, outros por ver suas emendas passarem.

Nós tivemos que montar uma emenda em defesa da Represa Billings, para impedir o avanço da poluição. Deputados brigavam violentamente naquela ocasião, mas, posteriormente a gente acabava conversando um com o outro serenamente, trocando idéias, subscrevendo a mesma emenda. E a gente varava as madrugadas aqui, em debates de propostas, com a participação dos movimentos.

Foi um momento da democracia muito marcante. Só quem viveu, seja como deputado ou funcionário, pode compreender a grandeza daquele momento. Houve aproximadamente um ano de debates sobre todos os assuntos que têm a ver com os interesses do povo de São Paulo. Valeu muito à pena, e eu jamais esquecerei o que a gente viveu aqui nesta Casa, neste plenário.

alesp