Museu de Arte - A figura humana pintada por Meires de Oliveira inspira espiritualidade e elegância


15/04/2009 14:00

Compartilhar:

O artista e a praça<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/MeiresObra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Meires de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/Meiresartista.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Meires de Oliveira é uma pintora emotiva que despende suas próprias impressões como testemunho de estados de alma particulares. Elas descrevem no vulto enfocado as agitadas estações de uma sobrevivência muitas vezes sofrida.

Entrar em contato direto com a figura humana quer dizer ir à descoberta de sentimentos, de ânsias, de situações psicológicas particulares e cada vez mais diversas. A artista possui temperamento e caráter de quem entende agir sem condicionamentos, decidida a percorrer seu caminho até o fim, procurando aprofundar aquela relação homem-imagem, objetivo central das artes visuais.

As figuras humanas em primeiro plano de Meires de Oliveira são projetadas num contexto paisagístico e suscitam particular interesse. São reminiscências de perfeccionismo que se fundem em harmoniosa plenitude expressiva, paralelamente a um cuidadoso estudo cromático e a um equilíbrio de sombras e luzes.

Nota-se que a artista conhece por meio do pastel o valor da cor, sem nada conceder ao envolvimento, mas dessacrando, desmistificando passo a passo. Na sua dedicação a essa técnica, que exige segurança e bravura, Meires de Oliveira transmite espiritualidade e elegância.

Na obra "O Artista e a praça", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a pintora cria sua composição, com vitalidade e emoção e coloca o ser humano num ambiente de realismo, ao mesmo tempo poético, onde está evidente um discurso plástico vigoroso.







A Artista



Meires de Oliveira nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, SP, em 1944. Formou-se em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado e pedagogia pela Faculdade Nove de Julho, em São Paulo.

Lecionou desenho, história da arte e educação artística, tanto em colégios particulares como na rede oficial de ensino. Ocupou cargos de direção e encerrou sua carreira de educadora na CENP (Órgão da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo), no setor de cursos para reciclagem de professores.

Participou de várias exposições e salões oficiais, conquistando diversos prêmios e medalhas. Realizou diversos cursos complementares na FAAP e na ECA, bem como nos ateliers de Élon Brasil, Ricardo Ramalho, Paulo Whitaker, Vera Maranhão e desde o ano 2002 freqüenta o curso de desenho e pintura "Arte Realista", com o consagrado pintor Maurício Takiguthi.

Expõe desde 1969, destacando-se sua participação em VIII Salão de Arte São Bernardo Campo, SP (1997); Exposição no Centro Cultural de Santa Cruz do Rio Pardo (1998); Encontro das Artes de Alphaville, Barueri, SP; III Prêmio de Arte "Le Bouganville, Barueri, SP; CNA, Parque dos Príncipes, SP; Encontro das Artes de Alphaville, Barueri, SP; Espaço Cultural do Osasco Plaza Shopping, Osasco, SP; XII Salão de Artes da Associação Comercial de São Paulo, Regional de Pinheiros, SP (1999); Villa Arte, SP; Espaço Cultural Itamarati, SP; Espaço Cultural Shopping Blumenau, SC (2000); Palácio da Cultura Umberto Magnani, Santa Cruz do Rio Pardo, SP (2002) e Mapa Cultural Paulista (2003).

Possui obras em coleções particulares e oficiais notadamente no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp