Vaz de Lima recebe comitiva da Província de Oita, no Japão


18/10/2007 19:16

Compartilhar:

Eijin Abe, Presidente da Assembléia Legislativa de Oita <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/delegacao japonesa  eijin abe02   rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Katsussada Hirose e Vaz de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/delegacao japonesa katsussada hirose e pres vaz01 rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Michikazu Nagamatsu, presidente da Associação Cultural Oita-Kenjin do Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/delegacao japonesa michikazu02 rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Assembléia recebe comitiva da Província de Oita<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/delegacao japonesa geral 772 rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Katsussada Hirose<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/delegacao japonesa katsussada hirose02 rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia, Vaz de Lima (PSDB), recebeu nesta quinta-feira, 18/10, comitiva da Província de Oita, no Japão, composta pelo governador da província, Katsussada Hirose, pelo presidente da Assembléia Legislativa local, Eijin Abe e pelo presidente da Associação Cultural Oita-Kenjin do Brasil, Michikazu Nagamatsu, localizada no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Pela primeira vez no Brasil, o governador Hirose manifestou sua gratidão pela acolhida do povo brasileiro, em especial os paulistanos, aos imigrantes de Oita. "Meus colegas que aqui vivem estão muito contentes com a recepção do povo de São Paulo", declarou o governador, que ainda se disse impressionado com o dinamismo de seus habitantes.

O presidente do Legislativo ressaltou a importância do povo japonês para o desenvolvimento econômico do país e de nosso Estado dizendo que os brasileiros aprenderam muito com o povo japonês e, como exemplo, ressaltou: "A persistência vence as dificuldades; e vale a pena investir na tecnologia". Apenas lamentando que ainda não aprendemos que é melhor ouvir a falar.

Vaz de Lima explicou o funcionamento da vida financeira do Estado, ressaltando que São Paulo não tem receio do capital privado. "Tanto que as rodovias estaduais, o sistema de telefonia e a distribuição de energia elétrica foram privatizados". Embora o investimento privado seja necessário e bem-vindo, Lima ratificou a preocupação do governo com o ensino superior e com os institutos de pesquisas. "São Paulo é o que é pela opção que fez em investir nas universidades e nos institutos de pesquisa."

A Província de Oita tem cerca de 1,2 milhão de habitantes e orçamento anual de U$ 4 milhões. E o Estado de São Paulo, com mais de 19 milhões de habitantes, tem orçamento anual de R$ 90 bilhões, cerca de U$ 40 milhões. Apesar das diferenças econômicas os representantes das duas localidades encontraram algo em comum: a influência dos portugueses e o ex-deputado estadual, atual prefeito de Mogi das Cruzes, Junji Abe, nascido na Província de Oita.

A província

A cidade de Oita é a capital da província que leva o mesmo nome, localizada ao norte da ilha de Kyushu. Conhecida como "Terra da Abundância", Oita é rica em recursos naturais. Lá estão dois parques nacionais e outras três grandes áreas verdes, além do mar, que oferece peixes e frutos do mar frescos para a culinária local.

Uma das especialidades é o Peixe Bola, cortado em finas fatias (sashimi), ensopado ou mesmo frito. Outro prato típico da cidade é o Suppon, uma tartaruga comestível. Ensopada, a iguaria é nutritiva e apreciada pela sua macia carne. Oita tem grande variedade na produção de artesanato. Pratos e xícaras de cerâmica têm mais de 300 anos de tradição. Caracteriza-se também pelos produtos manuais feitos com a utilização do bambu, que serve para a produção de pratos, bolsas, jarras e vasos.

alesp