Proposta de pontes entre Santos e Guarujá será estudada pelo Estado


22/06/2009 10:42

Compartilhar:

Deputada Prandi em reunião na Agência Metropolitana de Desenvolvimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/PRANDIPROPOSTA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Estado admite investir na implantação de duas ligações secas entre Santos e Guarujá, proposta defendida pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT). A informação foi confirmada pelo secretário dos Transportes, Mauro Arce, em encontro com prefeitos e deputados da Baixada Santista na manhã do dia 18/6, na Agência Metropolitana de Desenvolvimento.

"A partir de estudos técnicos mais detalhados e de uma pesquisa origem"destino com os usuários do atual sistema de balsas, acredito que o resultado final apontará para a instalação de duas pontes entre os dois municípios: uma focada no transporte coletivo e nos veículos leves, outra, para atender às necessidades logísticas do Porto de Santos, integrando as duas margens do complexo", enfatizou a parlamentar.

Prandi defende que a obra seja precedida de um amplo planejamento do sistema viário e de transportes. "É preciso avaliar o impacto, por exemplo, na Adhemar de Barros, que tem um comércio pujante. A prefeitura de Guarujá, para evitar perdas a moradores e comerciantes, defende que a alça na cidade passe beirando o rio Santo Amaro. Tudo isto precisa ser avaliado para que o projeto seja o melhor possível e com menor impacto negativo", acrescentou.

A deputada lembrou que continuam engavetadas obras complementares à Rodovia dos Imigrantes, defendeu o transporte ferroviário de cargas e lamentou os 10 anos de promessas de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilho). "O secretário admitiu que desconhecia a quantas anda o projeto do VLT. Não há integração entre as secretarias de Transporte e de Transportes Metropolitanos do Estado", observou Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp