O deputado Roberto Massafera (PSDB) defendeu em reunião do PSDB a luta por uma melhor distribuição de recursos entre a união, estados e municípios. O parlamentar também se posicionou por uma ampla reforma política que garanta maior representatividade dos paulistas.
O pronunciamento aconteceu durante encontro do Instituto Teotônio Villela (ITV), órgão vinculado ao PSDB, no último sábado (20). O curso de formação política do partido reuniu várias autoridades, entre elas o deputado federal Renato Amary, presidente do ITV em São Paulo, e o prefeito de Catanduva, Afonso Machione.
"São Paulo deveria ter 150 deputados. Concentramos a maior parte da população do País e nossa representação é de apenas 30%. É uma injustiça que vem desde o regime militar", considerou Massafera.
O deputado também criticou a forma como é distribuída a arrecadação tributária no País. Ele explica que desde a década passada o governo federal aumenta a carga tributária na forma de contribuições como a Cide e COFINS, que ficam apenas com a União. Por outro lado, abre mão de impostos como a recente redução do IPI, que é uma das principais fontes de custeio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
"É preciso lembrar que as pessoas vivem nas cidades e demandam cada vez mais serviços públicos eficientes. Os municípios têm aumentado seus encargos e diminuído as fontes de receita. Precisamos reverter essa lógica", lembrou o parlamentar.
Sindicato
Após reunião do ITV, os deputados Roberto Massafera e Renato Amary, acompanhados do prefeito Afonso Machione, participaram da inauguração da sede do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Catanduva.
rmassafera@al.sp.gov.br