Partido da Educação tem a maior bancada do Parlamento Jovem 2010 (texto republicado com correção)


03/11/2010 15:50

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/MAU_2661.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/PJ MAU_2513.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Participantes são alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas



O Parlamento Jovem 2010, que acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro, tem no Partido da Educação sua bancada majoritária. Entre os doze partidos aos quais os jovens deputados podem se filiar ao encaminhar projetos " cuja seleção define os 94 participantes do evento " o da Educação foi o que teve mais projetos apresentados e escolhidos: 27. A segunda bancada ficou com o Partido da Natureza, com 19 projetos, e a terceira, com 11 projetos, é a do Partido da Saúde. Em 2008, foram 26 deputados do Partido da Educação e, em 2009, apenas 19.

A preocupação dos jovens com sua educação e o envolvimento da comunidade no ambiente escolar aparece nos projetos inscritos, como se pode deduzir de uma pequena amostragem: o PL 22/2010, por exemplo, institui o programa Adote uma Escola, para incentivar empresas a doar livros, equipamentos e outros itens que sirvam à atividade das escolas estaduais; dois outros projetos, PL 23 e PL 40, mostram a preocupação dos jovens com sua saúde emocional e psicológica, ao proporem que haja psicólogos nos quadros permanentes das escolas públicas paulistas. Também há inovações no que diz respeito à motivação dos estudantes, como o PL 31/2010, que institui um cartão de crédito estudantil " na verdade, um bônus bimestral de R$ 15 pelo bom desempenho do aluno.

Na contagem total, o número de projetos dos 12 partidos temáticos ficou da seguinte forma: Agricultura (3 projetos), Cultura (10), Defesa do Consumidor (3), Direitos Humanos (5), Educação (27), Emprego (3), Esporte (4), Habitação (1), Juventude (3), Natureza (19), Saúde (11), e Segurança Pública (5).



Estímulo à participação política



Instituído em 1999 por resolução aprovada pela Assembleia Legislativa, o projeto tem por objetivo proporcionar aos jovens alunos a experiência do exercício efetivo da cidadania e da democracia. A cada ano, o Parlamento Jovem oferece a oportunidade aos estudantes do ensino fundamental e médio, alternadamente, de interagir nas discussões que permeiam a sociedade, por meio da elaboração de projetos de lei. Neste ano o evento será voltado aos alunos do ensino fundamental. A intenção do Parlamento Jovem é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo.

A seleção dos parlamentares jovens é realizada com base em projetos apresentados levando-se em conta o respeito à forma do projeto de lei, correção gramatical, concisão, clareza, pertinência em relação aos temas do partido, originalidade e exiquibilidade. Os candidatos têm de escolher entre 12 partidos para apresentar suas propostas: Agricultura, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública.

Além de estimular a participação política do jovem e a reflexão sobre os problemas atuais da sociedade, e de integrá-lo ao sistema da democracia, o Parlamento Jovem é um instrumento valioso para que os estudantes busquem soluções criativas para estes problemas.

alesp