Ecoescola: educação com sustentabilidade


24/02/2011 19:00

Compartilhar:

Cléia Maria Rivero, doutora em educação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/EncontroAgentesPublicosILPProfCleiaMariadaLuzRiveroMAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A doutora em educação Cléia Maria Rivero coordenou a palestra referente ao tema "Educação no município: qualidade com sustentabilidade". Ela criticou o comportamento do homem em relação ao meio ambiente " poluição, lixo, queimadas etc. " e as consequências ao planeta. Questionou os conceitos atuais e o que será deixado para gerações futuras, e então apresentou sua proposta: a implantação da ecoescola.

Segundo Cléia, uma ecoescola tem acessibilidade para deficientes, coleta seletiva de lixo, uso de energia solar e de materiais locais, captação da água da chuva, uso racional da água, emprego de brisês, e uma maior quantidade de hortas e áreas verdes. "Não precisa fazer tudo de uma vez, mas esses conceitos devem ser aplicados".

Segundo a professora, para esse projeto acontecer corretamente, é necessário empenho dos gestores públicos. Ressaltou que não é para fechar as escolas e recomeçar do zero, mas aproveitar as coisas boas já existentes.

Para Cléia, a escola exerce uma influência efetiva na vida das crianças e jovens e na de suas famílias. Por isso busca apoio dos Poderes Públicos para a adoção de posturas educativas que induzam a sociedade a refletir sobre o tema e redirecionar seus procedimentos.

"A questão ambiental nos projetos e na gestão dos edifícios escolares ganhou relevância nos últimos anos. O MEC também apoia essa mobilização, e aponta que para uma melhor qualidade de vida para os alunos e suas famílias é preciso estimular a adoção de ações que garantam sustentabilidade."

Em relação aos investimentos, Cléia considerou que não falta dinheiro para a educação, falta saber aplicá-lo bem. "Não queremos fazer uma "colcha de retalhos", precisamos inovar, e para isso precisamos investimentos bem geridos".

alesp