Painel discute empregabilidade para pessoas com deficiência


17/05/2007 20:28

Compartilhar:

João Baptista Ribas, coordenador do Programa de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência do Serasa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/deficiente rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

De iniciativa da deputada Célia Leão (PSDB), a Assembléia Legislativa realizou nesta quinta-feira, 17/5, painel para discutir a empregabilidade para pessoas com deficiência. A deputada abriu os trabalhos, ressaltando que a finalidade de um painel é dar início ao debate sobre temas de relevância e apresentar sugestões para a solução dos problemas esboçados. Dessa forma, uma carta-proposta será elaborada ao final do painel e encaminhada ao governo federal com o intuito de propiciar providências práticas. A fim de colaborar com o debate, autoridades convidadas expuseram as principais restrições enfrentadas pelos portadores de deficiência.

Duas leis definem cotas de emprego para deficientes. Entretanto, a idéia só começou a ser implementada de fato há dois anos. As empresas tem de capacitar melhor o portador de deficiência, pois não basta contratá-lo apenas para cumprir a lei e depois deixá-lo sem atribuição de atividade.

Participaram do painel José Carlos do Carmo, auditor fiscal da Delegacia Regional do Trabalho, Vera Lúcia Carlos, procuradora do Ministério Público do Trabalho da 2ª Região, Ricardo Tadeu da Fonseca, procurador regional do Trabalho da 9ª Região, e João Baptista Ribas, coordenador do Programa de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência do Serasa.

alesp