Brasil tem papel fundamental na integração ibero-americana, avalia senador espanhol


26/06/2003 21:17

Compartilhar:

Senador espanhol Luis Manuel Fraga Egusquiaguirre é recebido pelo presidente Sidney Beraldo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ibero1b.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A importância da consolidação da comunidade ibero-americana foi um dos aspectos mais destacados pelo presidente da Comissão de Assuntos Ibero-Americanos do Senado espanhol, senador Luis Manuel Fraga Egusquiaguirre, em visita, nesta quinta-feira, 26/6, à Assembléia Legislativa, onde foi recebido pelo presidente Sidney Beraldo.

"Nossa aposta na integração ibero-americana se deve não só às afinidades culturais e aos aspectos políticos. A Espanha acredita na consolidação econômica dessa área", afirmou Egusquiaguirre. O senador mostrou interesse na forma como o Brasil realiza as reformas tributária e da Previdência e definiu como "admirável" o acordo entre os Estados e o governo federal para implantar essas mudanças, que Beraldo destacou serem fundamentais para a retomada do crescimento econômico. "O êxito do Brasil será o êxito da América ibérica", avaliou Egusquiaguirre.

Beraldo lembrou o crescimento dos investimentos espanhóis no Brasil, em áreas estratégicas como a telefonia e o setor financeiro, e "a forte participação de empresas daquele país nos processos de privatização e de abertura econômica ocorridos no governo Fernando Henrique Cardoso". "É importante reafirmar que não são investimentos especulativos, mas que abrangem um projeto estratégico de integração ", completou Egusquiaguirre.

Presente ao encontro, a deputada Célia Leão, presidente da Comissão de Relações Internacionais da Assembléia, disse que os vínculos de interdependência entre países europeus e latino-americanos devem pautar-se pela igualdade. A mudança na mão de direção dos investimentos - da América Latina para a Europa - faz parte do cenário imaginado pela Espanha para as relações internacionais, garantiu Egusquiaguirre.

A comitiva de senadores era composta por José Gabriel Dias Berbel (do Partido Popular, o mesmo de Egusquiaguirre), Venancio Acosta Padrón (da Coalizão Canária) e José Carracao (Partido Socialista Operário Espanhol). Depois de passar por Brasília e serem recebidos pelo governador Geraldo Alckmin e pela prefeita Marta Suplicy, os parlamentares espanhóis viajam para o Equador.

alesp